ONG LiveLab e Orizon promovem Gincana Ambiental em escolas públicas
A gincana ambiental, realizada em escolas públicas de seis cidades brasileiras, ensina sobre cuidados com o meio ambiente e promovem o trabalho em equipe

Por Ana Clara Godoi
Com o objetivo de fortalecer o protagonismo de estudantes e educadores no cuidado com seus territórios, a ONG LiveLab promove a Jornada X, uma gincana socioambiental comunitária liderada por adolescentes e jovens, composta por 6 etapas. Trata-se de uma metodologia ativa de engajamento social que utiliza diferentes atividades e missões para promover o trabalho em equipe, a pesquisa, o planejamento, a mobilização de recursos e a execução de um projeto.
Desta vez, a missão é gerar conscientização sobre a temática ambiental, com foco no ciclo de resíduos sólidos nos municípios em que a Orizon atua, e agir na construção da sustentabilidade por meio do poder transformador de crianças, adolescentes, educadores e lideranças comunitárias. Mais de 5 mil estudantes de escolas da rede pública municipal e estadual de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe vão participar da gincana e juntos construir soluções para desafios reais de suas comunidades. Com as ações dos jovens protagonistas e o apoio da comunidade escolar, o projeto pretende impactar positivamente mais de 30.000 pessoas no ano de 2023.
O lançamento oficial da Jornada X Orizon aconteceu em 3 de maio de 2023, no Ecoparque de Paulínia, com a presença de 6 escolas municipais e estaduais de Itapevi (E. E. Profª Eliana Andrés de Almeida Souza e E. E. João Nascif Chalupp), Paulínia (Escola Estadual Parque dos Servidores e E. E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg) e Sumaré (EMEF Nilza Thomazini e Escola Estadual Leonilda Rossi Barriquelo), que já estão participando da Jornada X em seus territórios. O evento contou também com a presença de Edgard Gouveia Júnior, cofundador da LiveLab, especialista em Jogos Cooperativos e criador dessa metodologia gamificada já vivenciada por mais de 70 mil jovens de todo o Brasil nos últimos anos.
Será uma imersão para estudantes e educadores na temática da gestão de resíduos sólidos, percebendo, por meio de desafios, rodas de conversa e momentos lúdicos, o poder de sua ação coletiva no cuidado com o meio ambiente em suas realidades e na ressignificação da relação com os resíduos sólidos que produzem no dia a dia. No segundo semestre, mais escolas de Maceió-AL, Nova Iguaçu-RJ e Rosário do Catete-SE entrarão nesse jogo, que tem como objetivo fortalecer a relação entre comunidades e escolas no entorno dos Ecoparques, além de gerar conhecimento e despertar a melhor versão de cada pessoa envolvida na construção de uma sociedade mais sustentável.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 13, 14 e 15, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem educação de qualidade, ação contra a mudança do clima, vida na água e vida terrestre.