Olhar da Cidadania recebe Padre Paolo em conversa sobre refugiados

Direitos Humanos
Compartilhar

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, existem cerca de 120 milhões de refugiados no planeta; Paolo Parise é Padre da Missão Paz, uma instituição filantrópica de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo 

Casa de Acolhimento para refugiados afegãos. – São Paulo (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Por Lucas Neves

O refugiado é definido como alguém obrigado a se deslocar devido a perseguições, conflitos, violências, eventos climáticos e violações de direitos humanos. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), aproximadamente 120 milhões de pessoas se encontram nessa situação, em todo o planeta. No dia 1 de maio, o Olhar da Cidadania falou sobre a situação dos refugiados no Brasil.

Para debater esse tema, o apresentador e jornalista Joel Scala, recebeu Paolo Parise, Padre da Missão Paz, uma instituição filantrópica dos missionários scalabrinianos de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo. 

Durante o programa, Scala e o Padre Paolo conversaram sobre uma série de questões, como a morte do Papa Francisco e seu apoio aos refugiados, o número crescente de conflitos violentos no planeta e a situação de vida dos imigrantes vindos ao Brasil. Eles também abordaram a recente política de imigração do governo estadunidense, de Donald Trump, cujo impacto vem afetando negativamente a vida dos brasileiros residentes nos Estados Unidos (EUA).

O Padre Paolo destacou as cenas, muitas vezes brutais, que ocorreram recentemente com a retirada de brasileiros nos EUA. “O que me chama a atenção é como é montada esta ação. Às vezes, se escolhe pessoas que têm alguns antecedentes criminais com a ideia de deportá-los e ar a ideia que todos são criminosos”.

Segundo o padre, é corriqueiro existir um percentual de refugiados, em cada país, que comentam crimes. No entanto, ele afirma ser “profundamente perverso” existir uma tentativa de generalizar os refugiados e migrantes para justificar as ações truculentas de deportação.

Clique aqui para conferir o programa completo sobre os refugiados, com o Padre Paolo.

Fora o Padre Paolo Parise, essa edição do Olhar da Cidadania contou com falas do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP e, Paulo Artaxo professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.

Olhar da Cidadania

O Olhar da Cidadania é apresentado pelo jornalista Joel Scala e transmitido às quintas-feiras, às 13h30, pela Rádio USP, mas você pode escutar o programa completo aqui no portal do Observatório do Terceiro Setor. Para ouvir na rádio, basta sintonizar 93,7 FM, em São Paulo, ou 107,9 FM, em Ribeirão Preto.


Compartilhar