Olhar da Cidadania discute sub-representação das mulheres no poder judiciário

Direitos Humanos
Compartilhar

Na última quinta-feira, Joel Scala entrevistou a juíza Teresa Cristina Cabral Santana, no Olhar da Cidadania. Programa abordou as mulheres no poder judiciário

Imagem: Canva

Por Lucas Neves

Ainda latente no Brasil, o cenário de desigualdade de gênero reverbera em diversas esferas da sociedade. O poder judiciário é um exemplo desse problema, com o cenário de sub-representação das mulheres. Nesse contexto, o Olhar da Cidadania da última semana (20) recebeu a juíza de direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Teresa Cristina Cabral Santana, para falar sobre o tema.

Durante esse programa do Observatório do Terceiro Setor, o jornalista e apresentador, Joel Scala, apresentou dados do último Censo do Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo levantamento, as mulheres ocupam somente 38% das vagas na magistratura brasileira, apesar de representarem maioria no país (IBGE).

Para Teresa Cristina, a sub-representação ocorre por uma série de fatores e representa “exatamente a maneira como os homens e mulheres são tratados na realidade do mundo”. A juíza destacou que o tratamento não igualitário entre os gêneros acaba restringindo as oportunidades e mitigando as possibilidades de ocupação de espaços por parte das mulheres. “A gente precisa se aprofundar e analisar as questões que estruturam a sociedade brasileira e a forma como o desenvolvimento se faz presente”, completou.

Ao apresentar o problema da descriminação das mulheres no judiciário como um reflexo de barreiras históricas e culturais no Brasil, Teresa Cristina respondeu que a mudança a pelo aspecto da educação. Além disso, a juíza destaca a importância da ocupação de espaços de poder por parte das mulheres, como forma de enfrentamento.

Além da presença de Teresa Cristina Cabral Santana, o programa contou com as colunas de Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP e Paulo Artaxo, professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.

Olhar da Cidadania

O Olhar da Cidadania é apresentado pelo jornalista Joel Scala e transmitido às quintas-feiras, às 13h30, pela Rádio USP, mas você pode escutar o programa completo aqui no portal do Observatório do Terceiro Setor. Para ouvir na rádio, basta sintonizar 93,7 FM, em São Paulo, ou 107,9 FM, em Ribeirão Preto.


Compartilhar