Olhar da Cidadania discute papel dos Fundos Patrimoniais na educação

Legislação
Compartilhar

O programa Olhar da Cidadania recebeu na última quinta-feira (5) o presidente do Conselho de istração do Fundo Patrimonial da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Nogueira da Cruz, para falar sobre fundos patrimoniais e sua importância para a sustentabilidade das universidades públicas

Imagem: Adobe Stock

O Olhar da Cidadania, da última quinta-feira (05), recebeu o presidente do Conselho de istração do Fundo Patrimonial da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Nogueira da Cruz, para falar sobre fundos patrimoniais. Apresentado por Joel Scala, o programa de rádio do Observatório do Terceiro Setor é transmitido na Rádio USP, todas às quintas-feiras.

Durante essa edição do Olhar da Cidadania, Nogueira falou sobre o fundo patrimonial da USP, criado em 2021 para receber doações. O propósito da iniciativa é investir os valores obtidos, destinando os rendimentos a iniciativas para o fortalecimento da USP e de suas unidades. 

De acordo com o presidente do Conselho de istração do fundo, a USP já acumulou cerca de 38 milhões de reais desde a criação do projeto. Nogueira também destacou que, para 2025, a expectativa é de conseguir mais 35 milhões, sendo 25 para o fundo geral e 10 para o fundo ligado especificamente às iniciativas de permanência estudantil.

Ao ser perguntado sobre a inspiração para a criação do fundo, Nogueira citou o sucesso de fundos de universidades como Harvard, Yale e Stanford, todas nos Estados Unidos. “A ideia veio de fundos internacionais, que fazem isso a bastante tempo e acumularam bastante recurso, que inclusive foram utilizados no momento da COVID”, concluiu.

Além de presidente do Conselho de istração do Fundo Patrimonial da Universidade de São Paulo, Hélio Nogueira da Cruz é professor da FEA-USP – Faculdade de Economia, istração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.

O Olhar da Cidadania é apresentado pelo jornalista Joel Scala e transmitido às quintas-feiras pela Rádio USP, mas você pode escutar o programa completo aqui no portal do Observatório do Terceiro Setor.


Compartilhar