Olhar da Cidadania debate o hábito de leitura no Brasil
Impacto das ONGsSegundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, o Brasil perdeu cerca de 6 milhões de leitores nos últimos 4 anos

Nos últimos quatro anos, o Brasil perdeu cerca de 6 milhões de leitores. Além disso, 53% da população brasileira ite não ter lido sequer uma página de um livro, nesse período, segundo a pesquisa Retratos da Leitura 2024 do Instituto Pró-Livro. Neste contexto, o Olhar da Cidadania da última quinta-feira (06/03), recebeu a escritora Juliana Sá para falar sobre o hábito de leitura no Brasil.
Ao ser questionada sobre os motivos para a queda de leitores no país, Juliana, autora do Livro Infantil Acredite Em Você, Menina! (2021), destacou o cenário atual de excesso de informações como um fator desestimulante para o hábito de leitura. Ela afirmou que esse problema ocorre desde a primeira infância, com o à internet e dispositivos eletrônicos.
“A gente não consegue mais se concentrar. Então, quantas pessoas hoje têm TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) justamente porque a gente recebe muita informação de todos os lados”, disse Juliana.
Ainda sobre a pesquisa do Instituto Pró-Livro, a autora e jornalista lamenta esses números como um “retrato triste da nossa sociedade”, dizendo que não somos estimulados ao prazer da leitura desde cedo. A partir dessa colocação, Juliana lembrou dos problemas de vulnerabilidade social e econômica, em contraponto aos preços iníveis dos livros, citando esses fatores como desestimulantes para o hábito de leitura.
Durante o programa, Joel Scala perguntou sobre possíveis dicas para estimular as pessoas a lerem mais. Novamente, Juliana alertou para a importância desse processo começar desde a primeira infância.
“Pais e mães devem procurar ler para os seus filhos desde o primeiro dia de vida. Façam isso, é muito importante”, orientou a autora.
Para provar o seu ponto, Juliana citou suas filhas como exemplo do poder do hábito. Ela disse que sempre leu com as filhas, diariamente. Por esse motivo, eles estão se tornando leitoras vorazes.
Além de Juliana Sá, o Olhar da Cidadania recebeu a presença de dois colunistas. O Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP e Paulo Artaxo, professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, além de membro do IPCC ( Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e do INCT Mudanças Climáticas.
Olhar da Cidadania
O Olhar da Cidadania é apresentado pelo jornalista Joel Scala e transmitido às quintas-feiras, às 13h30, pela Rádio USP, mas você pode escutar o programa completo aqui no portal do Observatório do Terceiro Setor. Para ouvir na rádio, basta sintonizar 93,7 FM, em São Paulo, ou 107,9 FM, em Ribeirão Preto.