ODS
Paz e prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro
Apesar da preocupação com os impactos negativos provocados pela ação do ser humano no meio ambiente ter começado no final do século 19, quando alguns pensadores alertaram para o uso indiscriminado de recursos naturais e para a degradação ambiental, o termo sustentabilidade só apareceu na segunda metade do século 20, mais precisamente na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972. O conceito do desenvolvimento sustentável foi definido anos depois, no Relatório Brundtland de 1987, como o “desenvolvimento que atende às necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.
O mundo viu o século 21 despontar no horizonte sem que a sustentabilidade fosse colocada como prioridade em relação ao crescimento econômico, mesmo com os alertas e ações para tentar reverter o quadro.
Em setembro de 2015, os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) comprometeram-se a adotar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo como diretrizes os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com suas 169 metas associadas como um modelo para alcançar o Futuro Sustentável que Queremos até o ano 2030.
A Agenda 2030 fornece um plano para a paz e a prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro. Ela reconhece que acabar com a pobreza e outras privações deve andar de mãos dadas com estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico – tudo isso enquanto enfrentamos as mudanças climáticas e trabalhamos para preservar nossos oceanos e florestas.
Não é algo fácil de se tornar realidade, como demonstram os Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável produzidos pela ONU. O caminho deve ser seguido com um comprometimento de todas as partes interessadas em acabar com a pobreza, proteger o planeta e não deixar ninguém para trás.
DIMENSÕES DA AGENDA 2030
Pessoas
Acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar todo o seu potencial com dignidade e igualdade, em um ambiente saudável
Prosperidade
Assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
Planeta
Proteger o planeta contra a degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção consciente, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e de medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa ar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Parcerias
Mobilizar os meios necessários para a implementação da Agenda 2030 da ONU, por meio de uma parceria global para o desenvolvimento sustentável, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis, com a participação de toda a sociedade
OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL








