Voluntários trabalham na limpeza de praias no Nordeste

Voluntariado
Compartilhar

As manchas de óleo atingiram cerca de 2.200 km de extensão do litoral

Crédito: Reuters

Por: Isabela Alves

Mais de 525 toneladas de resíduos foram retiradas das praias do litoral na costa da Região Nordeste. As manchas começaram a aparecer nas localidades no final de agosto e o material vem sendo retirado desde o dia 2 de setembro. Os resíduos atingiram cerca de 2.200 km de extensão do litoral.

Com a ação conjunta de voluntários, funcionários de governos estaduais e municipais, órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a remoção do óleo vem sendo feita.

De acordo com o relato do comandante de Operações Navais da Marinha, almirante de esquadra Leonardo Puntel, os resíduos encontrados nas praias não são de origem brasileira, no entanto, as investigações para apurar o responsável pelo desastre ambiental continuam.

As manchas estão restritas agora ao litoral de Pernambuco, na região de Cabo de Santo Agostinho. Para ver a lista dos locais atingidos, e: https://www.ibama.gov.br/

Fonte: O Globo


Compartilhar