Voluntariado: mulheres protagonizam projetos de impacto social

Voluntariado
Compartilhar

As mulheres compõem 51% das pessoas que praticam voluntariado; elas são protagonistas de diversas ONGs e iniciativas que promovem impacto social

voluntariado mulheres
Foto: Adobe Stock

Da Redação

Assim como na composição da população brasileira, as mulheres são maioria no voluntariado. Elas representam 51% das pessoas que praticam atividades voluntárias, encontrando tempo entre o emprego e os afazeres domésticos para promover a solidariedade.

“A mulher está muito associada à questão do cuidado, né? O cuidar do outro, por meio da solidariedade e do voluntariado são uma essência do ser humano. As mulheres muitas vezes se unem para voluntariar em causas, propósitos e projetos com os quais se identificam”, destaca a empreendedora social e colunista do Observatório em Movimento, Silvia Naccache.

O Brasil conta com diversas organizações do terceiro setor em que mulheres ocupam o cargo de liderança ou até mesmo todas as funções da ONG, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Associação Prato Cheio, Mães da Sé, Conexão Captadoras, Rede Mulher Empreendedora e a Liga Solidária, que há 100 anos teve somente mulheres à frente da presidência.

Entre iniciativas inspiradoras do terceiro setor com o protagonismo das mulheres, encontramos a Liga Solidária, fundada em 1923, período em que somente os homens trabalhavam fora de casa, portanto apenas as mulheres conseguiam participar de trabalhos voluntários. Nos últimos 100 anos, a organização realizou projetos de proteção à mulher, geração de renda e cursos profissionalizantes. Todo o trabalho realizado majoritariamente por mulheres beneficia outras mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“Com o voluntariado, todos ganham: quem recebe a ação e quem a pratica. Desenvolvemos talentos e habilidades, e temos a oportunidade de ser protagonistas de uma mudança positiva”, afirma Silvia.

A presença da mulher em organizações sociais e projetos solidários incentiva o alcance do ODS 5, meta da Agenda 2030 da ONU que promove a igualdade de gênero em todos os ambientes.


Compartilhar