Virada ODS 2022 ampliará o debate nas periferias

Compartilhar

Evento Virada ODS 2022 vai acontecer entre os dias 8 e 10 de julho, na Bienal do Ibirapuera e em diversos CEUs da cidade de São Paulo

Virada ODS 2022 ampliará o debate nas periferias
Foto: Divulgação

Por Iara de Andrade

A Virada ODS, maior política pública municipal do mundo para ampliar a conscientização e engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, está prestes a acontecer entre os dias 8 e 10 de julho, na Bienal do Ibirapuera e em mais nove pontos da cidade de São Paulo.

A oportunidade de ser sediado na cidade de São Paulo ampliará o debate sobre os ODS através de conferências com grandes nomes do Brasil e do mundo, oportunidades de negócio, Hackathon e atividades de cultura.

A Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vai acontecer em toda a cidade e tratará principalmente de seis áreas dos ODS: Comunicação, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Justiça, Educação e Cultura.

Sobre a programação

A abertura do evento será no dia 08 de junho, no primeiro andar do Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera e contará com a presença de autoridades e convidados. Um bate-papo está previsto para acontecer com os convidados que responderão perguntas sobre:

  • Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável;
  • Smart Cities, as cidades do futuro;
  • Saúde pós-Covid, o que muda;
  • Igualdade de Gênero, direito e oportunidades para as mulheres;
  • Combate ao Racismo, como combater o racismo estrutural;
  • Paz, justiça e instituições eficazes; e
  • Combate à fome e à pobreza.

No segundo piso, experiências sensoriais, interativas e emocionais do Festival Green Nation, um dos mais importantes eventos de sustentabilidade e cultura do país, integrarão a programação do evento nos dias 8, 9 e 10.

Em paralelo, uma rodada de negócios entre participantes selecionados previamente por editais acontecerá no terceiro piso.

Competições no Green Sampa, iniciativa que busca soluções inovadoras para apoiar o setor de tecnologia, acontecerão nos dias 9 e 10 e premiação no próprio domingo.

O evento também vai ampliar o debate nas periferias. Nos dias 8, 9 e 10, palestras, Masterclass ODS e demais apresentações estão marcadas para acontecer nos CEUs do Butantã, Cidade Dutra, Jaçanã, Jardim Paulistano, Parelheiros, São Rafael e Vila Curuçá.

Do lúdico ao engajamento para salvar o planeta

O Green Nation levará diversas experiências sensoriais interativas e emocionais para a Virada ODS 2022, como:

Arena Muda Mundo

Apresentada pela Unilever, nesta experiência os participantes terão a chance de experimentar os ODS na prática, a partir de apresentações, oficinas e workshops.

Arena Paralímpica

Na arena do Centro Paralímpico Brasileiro acontecerão diversas modalidades de esportes paralímpicos. Serão sessões curtas de demonstração e a possibilidade de conhecer atletas profissionais.

Asa Delta

Voo virtual pela cidade de São Paulo, saltando do Pico do Jaraguá e ando por por pontos turísticos e locais onde a cidade está trabalhando para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Jogue Limpo

Game imersivo com sensores e óculos de realidade virtual em que o jogador vivencia situações de descarte de resíduos e suas respectivas consequências, com as diversas possibilidades de destinação do material descartado.

Nossas árvores

Nesta experiência, o visitante poderá apadrinhar árvores que estão sendo plantadas no Parque Estadual Ilha Anchieta, istrado pela Fundação Florestal – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo. O parque fica no litoral norte de São Paulo, na região de Ubatuba.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram pensados entre 193 países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) que se reuniram, em 2015, para aprovar a Agenda 2030, um plano de ação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco na paz e na prosperidade.

Elaborado anualmente pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o último Relatório Luz foi divulgado em 30 de junho. É a partir do documento que Organizações do Terceiro Setor conseguem desenvolver estratégias para alcançar as metas propostas.

Demais informações sobre a programação completa, inscrições e notícias sobre a Virada ODs 2022 estão disponíveis no site.


Compartilhar