Três escolas vencem Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade

Compartilhar

Escola SESI Barbacena (MG), Colégio Magister (SP) e Escola Classe 40 de Ceilândia (DF) são as vencedoras do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas

Três escolas vencem Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade
Foto: pressfoto via Freepik

Por Juliana Lima

O Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas acaba de divulgar as três escolas vencedoras da competição: a escola SESI Barbacena, de Minas Gerais; o Colégio Magister, de São Paulo; e a Escola Classe 40 de Ceilândia, do Distrito Federal. As três se destacaram por seus projetos sociais desenvolvidos junto aos alunos.

Em sua 2ª edição, o prêmio tem como objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (Gentileza, Generosidade, Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade e Solidariedade), gerando integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas.

Ao todo, a plataforma de inscrições recebeu 3.205 os. Segundo Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma Educação para Gentileza e Generosidade, a qualidade dos projetos surpreendeu. “Tivemos aumento de 50% no total de inscrições, comparado a 2020, e aumento também na qualidade e na diversidade das propostas, todas conectadas na mesma vontade de, a partir da educação, transformar para melhor as relações interdependentes entre pessoas e o ambiente onde vivem”, diz ela.

Conheça mais sobre as vencedoras:

1º Lugar: SESI Barbacena –  Projeto Rede SESI de Virtudes

O Projeto Rede de Virtudes, aplicado desde a educação infantil até o ensino médio, buscou desenvolver a consciência e a reflexão da comunidade escolar – alunos, família e escola – para questões que permeiam a sociedade sob o olhar de valores morais como, por exemplo, o combate ao bullying.

2º Lugar: Colégio Magister – Brincando e Aprendendo no Ambiente Digital

Com o apoio dos professores, os alunos do colégio prepararam um quiz na plataforma Kahoot e aplicaram o jogo, enquanto crianças assistidas pelo Centro para Crianças e Adolescentes Nelson Mandela foram capacitadas para promover jogos virtuais de aprendizagem com jovens da comunidade no telecentro que atende o bairro de Jardim dos Álamos.

3º Lugar: Escola Classe 40 – Segurança Alimentar Sol Nascente

Inserida em uma das maiores favelas do Brasil, na cidade do Sol Nascente Pôr do Sol (DF), a escola desenvolveu campanhas de conscientização e arrecadação para as situações emergentes. O projeto teve parceria da Associação dos Diplomatas Brasileiros, que financiaram o projeto, e da rede de apoio socioassistencial da rede pública, que realizaram um momento de formação de cidadania com as famílias.

Saiba mais sobre o Prêmio e as escolas vencedoras no site.


Compartilhar