Série Paz Nas Escolas debate temáticas relacionadas ao ambiente escolar

Compartilhar

Promovida por uma parceria entre o Canal Futura, SESI e SENAI, a série terá trinta episódios conscientizando alunos e professores a promoverem um ambiente escolar saudável e seguro

escola educação
Foto: Adobe Stock

Por Redação

A escola deve ser lugar de alegria, descobertas, amizades, crescimento e amadurecimento, mas, infelizmente, o cenário brasileiro não tem sido muito positivo com ataques a escolas, bullying e questões de saúde mental, entre outros pontos. Para orientar, esclarecer, encorajar e mudar essa realidade, o Futura, em parceria com o SESI e o SENAI, lançou no mês de agosto, mês de volta às aulas, a série #PazNasEscolas.   

São episódios de um minuto, exibidos entre os programas, com informação qualificada e focada em conscientização, prevenção e engajamento de toda a comunidade escolar em prol de um ambiente de aprendizado seguro e saudável. São 30 episódios que abordam temas como bullying, gentileza, diferenças, responsabilidade, comunicação não-violenta, solidariedade, cultura de paz, entre outros. 

A série está totalmente alinhada ao novo programa do SESI para e psicológico e redução da violência, o Ambiente Positivo de Aprendizagem (APA), que foi lançado 30 de agosto via YouTube. O conteúdo também está baseado na Cartilha #PazNasEscolas, da Fundação Roberto Marinho, cuja proposta é incentivar ações que reafirmam o caráter protetivo destes espaços para crianças, adolescentes e jovens. 

Os episódios da série #PazNasEscolas também estarão disponíveis no Globoplay.

A programação conta com temáticas como bullying, gentileza, como denunciar casos de violência no ambiente escolar, inclusão social, segurança online, empatia, saúde mental, dentre outros assuntos que envolvem o ambiente escolar. A realização da série está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo os ODS 3, 4, 5, 10 e 16, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes.

O canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.   

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) foram criados em 1942 e 1946, respectivamente, como uma rede nacional responsável por iniciativas de apoio ao setor industrial brasileiro na área de educação profissional e básica, inovação, tecnologia, saúde e segurança no trabalho.