Saiba como ajudar as vítimas das enchentes na Bahia

Compartilhar

Número de cidades afetadas por enchentes na Bahia já a de 116, sendo que 100 decretaram situação de emergência. Estado enfrenta piores enchentes do século. Saiba como ajudar as vítimas

enchentes na Bahia
Foto: Isac Nobrega/ PR via Agência Brasil

Por: Juliana Lima

O estado da Bahia enfrenta a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O número de cidades afetadas já chega a 116, sendo que 100 delas decretaram situação de emergência. Até agora, em todo o estado, foram registradas 20 mortes, 358 feridos, 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados.

Diante da calamidade, diversas campanhas estão sendo feitas para ajudar as vítimas das enchentes. Várias prefeituras estão pedindo produtos como medicamentos, insumos, comida e água mineral, além da ajuda de profissionais de saúde e voluntários.

“Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidas, porque algumas secretarias municipais de saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente”, afirmou o governador Rui Costa (PT).

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes na Bahia:

Itabuna

Em Itabuna, cidade no sul da Bahia, a Secretaria de Saúde está pedindo doação de antibióticos, fitas para testagem de glicemia, máscaras, luvas, soro fisiológico e álcool gel. Além disso, está também recrutando profissionais de saúde para atuar nos abrigos públicos montados na cidade. Em sua página no Instagram, a prefeitura de Itabuna disponibilizou um contato para doações em forma de transferência bancária via Pix.

Jequié

Na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, a campanha de doação pede feijão, arroz e farinha, além de voluntários para ajudar a fazer triagem de roupas e montar as cestas de alimentos que já foram doados. Há pontos de doações montados pela prefeitura na cidade.

Itambé, Coaraci e Santa Cruz da Vitória

As prefeituras dos municípios de Itambé, Coaraci e Santa Cruz da Vitória também lançaram campanhas de doações em suas redes sociais. Elas pedem doações em dinheiro, além de colchões e lençóis para os desabrigados.

Outras doações para todo o estado da Bahia podem ser feitas por meio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por meio do e-mail [email protected], e em postos montados em shoppings de Salvador.


Compartilhar