ReUrbi: Mês do Meio Ambiente é oportunidade para conscientizar e educar ambientalmente
A empresa que segue o modelo de economia circular oferecendo soluções de logística reversa no descarte de equipamentos eletrônicos, promovendo a educação ambiental e a importância do impacto ambiental na solução da exclusão sociodigital atualizando seu Relatório de Impacto Socioambiental durante Semana Nacional do Meio Ambiente. Até hoje, 1.600 toneladas de equipamentos eletrônicos já foram coletadas

Por Iara de Andrade
Em 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Trata-se da maior plataforma global de alcance ambiental, celebrada anualmente desde 1973 e encabeçada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
De forma complementar, existe no Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em março de 1981, e que acontece todo começo de junho com a finalidade de promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.
Este ano, a data foi motivo de alerta. O país enfrenta uma crise ambiental severa e especialistas falam em possíveis danos permanentes. Dados sobre o último Relatório Luz para a Agenda 2030, de julho de 2021, apontaram que o Brasil não avançou em nenhuma das 169 metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em contrapartida, a atuação de algumas organizações do Terceiro Setor apresentam iniciativas destacáveis de grande contribuição para reverter este cenário, a ReUrbi e o Instituto ReUrbi são uma delas.
Para a empresa, que segue o modelo de economia circular oferecendo soluções de logística reversa no descarte de equipamentos eletrônicos de TI e Telecomunicações e aplicando parte de seus resultados econômicos em projetos de inclusão sociodigital, o mês e o tema são oportunidades importantes para conscientizar e dar relevância para a educação ambiental.
Durante a Semana do Meio Ambiente a ReUrbi divulgou seu Relatório de Impacto Socioambiental com os resultados de nove anos de atividade. Os números mostram que a logística reversa no descarte é uma estratégia eficaz: até hoje, mais de 1.600 toneladas de equipamentos de TI e Telecom já foram coletados pela recicladora urbana. A ação evitou a emissão de mais de 3 mil toneladas de gases do efeito estufa (GHG) e de 18 toneladas de metais tóxico.
De acordo com o relatório Global E-Waste Monitor 2020, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo. Em todo o planeta, o descarte foi de 53,6 milhões de toneladas no ano de 2019, sendo aproximadamente 210 mil toneladas apenas de TI e Telecom apenas no Brasil.
Estratégia de reciclagem e prevenção de impactos ambientais
Os recursos gerados na valorização dos descartes chegaram a 10% e viabilizaram o apoio de mais de 120 projetos de inclusão sociodigital com a adoção de comodato de 2 mil equipamentos de TI Remakker® que impactaram mais de 75 mil pessoas, trazendo oportunidade de inclusão social.
Certificada desde 2014, com licenças ambientais e reconhecida por seis vezes consecutivas como Best of the World por melhores práticas em Comunidades, Meio Ambiente, Changemakers (Agente de Mudança para uma nova Economia) e Overall (melhor avaliação para Certificação B), entre as mais de 5.000 empresas em 80 países, a ReUrbi estima atingir mais de 375 mil pessoas nos próximos cinco anos com a manutenção dos projetos.
A reciclador urbana promoveu diversas ações de conscientização por meio de palestras e disponibilizou pontos de entrega voluntários aos colaboradores das empresas que desenvolveram uma programação e na prestação deste tipo de serviço.
“Nos últimos dois a três anos, houve uma mobilização cada vez maior dos colaboradores de seus clientes em se preocupar e mostrar o descarte correto dos resíduos eletrônicos”, afirma Ronaldo Stabile, Sócio Diretor da ReUrbi.
Stabile aponta que essa movimentação foi puxada pelos graves problemas ambientais brasileiros e globais que vêm se agravando nos últimos dois anos, bem como o tema da exclusão social. Os colaboradores de seus clientes foram peça-chave nesse processo junto as empresas, contribuindo e incentivando a campanha.
Destacamos ações que contaram com o engajamento da sociedade:
Em parceria com a ABES na ação de Mobilização para a Redução da Desigualdade no Brasil, PEV (Ponto de Entrega Voluntária) disponibilizado para a coleta e correta destinação dos equipamentos de TI e Telecomunicações ao público na ADE SAMPA e aos alunos da ESPM .
Em parceria com clientes, as empresas durante a Semana do Meio Ambiente realizaram palestras e ações de conscientizações, dando ênfase ao descarte de equipamentos de forma correta: Dannemann Siemsen Advogados, SIMPAR e Assaí Atacadista.
*
Este conteúdo foi produzido por meio de uma parceria entre o Observatório do Terceiro Setor com a ReUrbi – Recicladora Urbana.