Projeto vai plantar miniflorestas em escolas públicas de São Paulo

Compartilhar

As miniflorestas fazem parte de um programa de educação ambiental desenvolvido pela ONG Formigas-de-Embaúba em parceria com a Prefeitura de São Paulo

Foto: Adobe Sotck

Por Laura Patta

A organização Formigas-de-Embaúba, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, plantará miniflorestas em escolas públicas da cidade. A ação faz parte do programa de educação ambiental da organização e será realizada em conjunto com os alunos.

O objetivo do programa é atender toda a rede municipal da capital paulista, que tem quase 5 mil escolas e mais de 1 milhão de estudantes.

O projeto já está sendo implementado em quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) na zona sul de São Paulo. Já foram plantadas quase 2 mil mudas de aproximadamente 130 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.

Como parte da educação ambiental, os alunos e comunidades aprendem sobre preparação do solo, plantio e cuidados com as plantas. De acordo com o cofundador da Formigas-de-Embaúba, Rafael Ribeiro, o projeto tem o papel de cultivar nas crianças sensibilidade para com o meio ambiente e responsabilidade ecológica.

O projeto de plantio é o braço presencial do programa de educação ambiental da organização. O programa também fornece formação online de professoras e professores para que desenvolvam projetos de educação ambiental em suas escolas.