Projeto de educação inclusiva oferece capacitação para educadores
O projeto tem duração de 18 meses e irá capacitar 15 escolas maranhenses para a educação inclusiva de crianças e jovens com deficiência

Por Ana Clara Godoi
O Projeto Mais Educação: as diferenças que constroem apoia 15 escolas no combate a desafios enfrentados por pessoas com deficiência na comunidade escolar de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão. A iniciativa busca garantir a educação inclusiva e aumentar a taxa de pessoas com deficiência que completaram o ensino superior, que é de somente 5% segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).
A pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, também destaca que mais de 67% das pessoas com deficiência no Brasil não possuíam ensino fundamental completo em 2019.
O Mais Educação é fruto de uma parceria entre a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), o Instituto BrasilAgro e a Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras. Criada em 2022, a iniciativa procura sensibilizar gestores e fortalecer a rede de inclusão de pessoas com deficiência na cidade maranhense, proporcionando o o à educação e inserção na sociedade.
A ação teve início a partir de visitas das organizações responsáveis às escolas, na busca de compreender o cenário educacional. Os dados coletados se transformaram em um diagnóstico e o próximo objetivo do projeto é reunir os gestores para desenvolver práticas de inclusão.
A ASID é uma organização social que atua em prol da inclusão no mercado de trabalho, por meio de projetos de responsabilidade social. A entidade tem mais de dez anos de atividade e conta com mais de 7 mil voluntários. Ela foi escolhida pelo Instituto BrasilAgro, que coordena as iniciativas sociais da Companhia BrasilAgro, para a realização do projeto.