Programa ReciTech apoiará projetos de inclusão e capacitação digital
O programa ReciTech é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Sofware (ABES), o Observatório do Terceiro Setor e a ReUrbi

Por: Mariana Lima
A Associação Brasileira de Empresas de Sofware (ABES) iniciou uma parceria com o Instituto Observatório do Terceiro Setor e a ReUrbi para promover impacto socioambiental positivo na sociedade por meio de projetos sociais.
O programa ReciTech irá atuar para oferecer serviços de logística reversa nos descartes de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso para criar materiais a serem reinseridos na cadeia produtiva.
Desta forma, os materiais criados podem trazer impactos econômicos, ambientais e sociais positivos para a sociedade, uma vez que os equipamentos reciclados produzidos serão doados a projetos de inclusão e capacitação digital, que também receberão aportes financeiros.
Além de conscientizar os empresários e seus colaboradores para que façam o descarte correto de equipamentos e atendam a Legislação Ambiental e de segurança de TI, o programa ReciTech pretende gerar impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Para cumprir o objetivo, as ações serão coordenadas com base em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), buscando resultados financeiros a serem destinados aos projetos de inclusão e qualificação sociodigital.
Vale ressaltar que as empresas que participarem do ReciTech poderão participar de miniprogramas exclusivos – inseridos nos programas de rádio desenvolvidos pelo Observatório – sobre a campanha para apresentar suas iniciativas e como estão colaborando.
Buscando esclarecer dúvidas e mostrar a transparência por trás do projeto, as instituições responsáveis pelo programa produziram um vídeo para explicar o processo da reciclagem dos materiais.