Prêmio reconhece iniciativas voltadas aos direitos da população negra

Compartilhar

Prêmio Nelson Mandela, da prefeitura de São Paulo, vai selecionar três projetos voltados aos direitos da população negra e demais grupos étnico-raciais na cidade. Inscrições vão até 28 de fevereiro

Prêmio reconhece iniciativas voltadas aos direitos da população negra
Foto: Freepik

Por Juliana Lima

A prefeitura da cidade de São Paulo acaba de abrir as inscrições para o Prêmio Nelson Mandela 2022, que reconhecerá iniciativas voltadas aos direitos da população negra e demais grupos étnico-raciais. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro.

Podem se inscrever associações, fundações, organizações do terceiro setor, núcleos religiosos ou artísticos, que atuem e tenham sede no município de São Paulo há mais de um ano. Os projetos inscritos, no entanto, devem ter sido desenvolvidos em um período de até quatro anos antes da premiação.

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo, sendo realizado por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial. Recebendo o nome do ativista Nelson Mandela, que lutou pelo fim do apartheid na África do Sul, a premiação busca promover a integração e valorização dos direitos da população negra na capital paulista.

“Nelson Mandela é um dos maiores símbolos de luta contra a discriminação, e sua dedicação à promoção da igualdade racial durante o regime de segregação imposto pelo então governo sul-africano serviu de inspiração para a criação da premiação”, explica Elisa Lucas Rodrigues, secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC.

“A istração pública municipal tem como um de seus principais focos a garantia e a defesa dos direitos da população negra, e este prêmio é um importante reconhecimento para as organizações que estão ao nosso lado nessa luta”, afirma.

Ao todo, serão selecionadas três iniciativas. A entrega do troféu aos projetos vencedores está prevista para novembro, quando é celebrado o mês da Consciência Negra.

Para se inscrever, as organizações devem enviar seus projetos pelo e-mail [email protected], citando como título ‘Proposta – Edital de Chamamento Público B/001/2022/SMDHC/IR’.

Não podem ser inscritos projetos que já tenham sido reconhecidos pela istração municipal.

Para ver o edital completo, clique aqui.

Também está aberto o processo de indicações para a composição da banca avaliadora, com prazo de inscrições até 18 de fevereiro. Para realizar a indicação, basta enviar um e-mail ao endereço [email protected] com o assunto ‘Comissão – Edital de Chamamento Público B nº 002/2022/SMDHC/IR, concorrendo para a COMISSÃO JULGADORA DO III PRÊMIO NELSON MANDELA’.