População de animais em florestas caiu pela metade desde 1970

Compartilhar

60% destas perdas estão ligadas ao desmatamento e à degradação drástica do habitat destes animais

Por: Isabela Alves

Por conta do desmatamento, caça ilegal, doenças e mudanças climáticas, a população mundial de animais em florestas caiu pela metade desde 1970. Os dados são do relatório Below the Canopy, divulgado pelo World Wide Fund for Nature (WWF).

O levantamento analisou 455 populações de 268 espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios que vivem em florestas. Houve um declínio de mais da metade (53%) na quantidade de animais vertebrados entre o período de 1970 e 2014. A situação é crítica principalmente na Amazônia e em outras florestas tropicais.

60% destas perdas estão ligadas ao desmatamento e à degradação drástica do habitat destes animais. No caso do Brasil especificamente, a WWF atribui essa situação à derrubada de árvores realizada por madeireiros e as queimadas.

Nas florestas tropicais, como a Amazônia, por exemplo, a perda das espécies estudadas superou o crescimento de todos os grupos somados. Já nas florestas temperadas, o crescimento de algumas espécies, como os pássaros, ajudou a reverter a tendência negativa na média de todas as populações.

Fonte: G1


Compartilhar