Pesquisa Voluntariado no Brasil aponta 57 milhões de voluntários ativos
Em sua terceira edição, a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 destaca o aumento das atividades voluntárias no país na última década

Por Ana Clara Godoi
A terceira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil, com dados de 2021, mostra que o país conta com 57 milhões de voluntários ativos. Além disso, 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida, 31% a mais que em 2011, quando foi realizada a edição anterior do estudo.
Os dados apontam que tanto a quantidade de pessoas envolvidas em trabalhos voluntários aumentou, quanto as horas dedicadas às atividades. Em 2011, a média era de 5 horas mensais. Hoje, a média é de 18 horas mensais.
Outro destaque foi o aumento da atenção dada a alguns públicos beneficiados pela atividade voluntária. Famílias e comunidades tiveram um crescimento de 12% em 2011 para 35% em 2021. Já as pessoas em situação de rua apresentaram um aumento de 20% em relação à pesquisa anterior. A causa animal foi de 1% em 2011 para 9% em 2021, e a valorização de pessoas com deficiência subiu de 3% para 9%.
Mesmo durante o isolamento social por causa da pandemia, 47% dos voluntários aram a realizar mais atividades voluntárias, tendo como foco a distribuição de recursos. Atividades como apoio psicológico e de educação também foram destaques, representando 21% das atividades voluntárias online.
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 foi elaborada e coordenada por Silvia Naccache, com o apoio dos consultores Kelly Alves do Carmo e Felipe Pimenta de Souza. O estudo é assinado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e pelo Instituto Datafolha, e conta com o apoio de empresas como Ambev, Bradesco, Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo, Raízen, Sabesp, Sicoob e Suzano.
Para mais informações, e www.pesquisavoluntariado.org.br.