Organizações levam unidades móveis de saúde ao litoral norte de SP

Compartilhar

Instituto Horas da Vida e o Movimento União BR levarão unidades móveis de saúde à São Sebastião; haverá consultórios para atendimento de diversas especialidades médicas e telemedicina 

unidade móvel de saúde
Foto: Divulgação

Por Redação

 

As ações de apoio às vítimas da tragédia que ocorreu em fevereiro no litoral norte de São Paulo permanecem mobilizando as organizações do terceiro setor. Após as fortes chuvas, o Instituto Horas da Vida e o Movimento União BR, organização especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil irão instalar unidades móveis de saúde com consultórios para atendimento de diversas especialidades médicas e telemedicina para casos menos urgentes. 

Com o objetivo de desafogar a fila de atendimento médico, com o envio de uma carreta e três contêineres preparados para atender as pessoas, além da doação de insumos e equipamentos hospitalares para as UPAs e UBSs da cidade. A carreta ficará no centro de São Sebastião e os três containers ficarão por dois meses em Juquehy; a meta é atender cerca de 8 mil pessoas durante os dois meses que as estruturas ficarão na cidade.    

Todos os equipamentos terão consultores de saúde, contratados em parceria com o Instituto Horas da Vida, referência no tema de saúde do Brasil.   

“Esta iniciativa é o exemplo de entrega do principal objetivo do Instituto Horas da Vida, que é levar o à saúde para quem mais precisa, ajudando, assim, a diminuir a fila de espera no Sistema Público de Saúde/SUS. Para isso, tem sido fundamental o apoio de empresas que realmente demonstram atenção com a população e nos ajudam a impactar a vida de milhares de pessoas, no momento e no local em que elas precisam”, completa Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida. 

O projeto é uma parceria entre Movimento União BR – movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no País, em março de 2020 e o Instituto Horas da Vida. A ação é viabilizada por empresas como Novartis, Seguradora Zurich, Flexmedical, Positivo, Europamotors, Mercedes, 3R, Banco Itaú, Easy Drinks, Carreira Muller e H7m e com apoio das seguintes entidades: Instituto da Criança, Instituto Far Hinode, Fundação Amor Horizontal, Instituto Bancorbrás e Instituto Gestão da Cidadania.   

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos que atua desde 2013 por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o o gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com foco na atenção primária em 12 especialidades e tem ações como: consultas, exames, mutirões, palestras sobre saúde e doação de cestas básicas. 

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa contribui para alcançar os ODS da 03 e 10 da Agenda 2030, que dizem respeito à saúde e bem-estar e à redução das desigualdades.