Organizações do terceiro setor realizam Dia de Doar
VoluntariadoNesta terça-feira (29/11), a sociedade civil realiza o Dia de Doar, data que mobiliza todo o país em prol de doações e atos de generosidade. A iniciativa é liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), em parceria com o Instituto MOL e apoio do Movimento Bem Maior

Por Ana Clara Godoi
No dia 29 de novembro, organizações da sociedade civil de todo o Brasil irão se reunir para realizar o Dia de Doar de 2022. Liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ACBR), a data promove e incentiva doações, contribuindo para uma sociedade mais solidária e generosa. Ao todo, serão mais de 60 campanhas pelo país.
Realizado anualmente desde 2012, o Dia de Doar teve um aumento expressivo em doações arrecadas nos últimos anos. Em 2020, a campanha bateu recorde de R$ 2 milhões arrecadados, o dobro do valor de 2019. Já em 2021, 23 milhões de brasileiros participaram e juntos doaram R$ 2,3 milhões. Em julho deste ano, o Dia de Doar criou um modelo de projeto de lei para que as cidades possam oficializar a data em seus calendários e garantir os atos solidários.
Para entender a importância da mobilização, o Observatório do Terceiro Setor entrevistou o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos e líder do Dia de Doar no Brasil, João Paulo Vergueiro.
“O Dia de Doar é um movimento que promove a generosidade como parte do dia a dia do cidadão. Expressar essa generosidade por meio da doação permite chamar atenção das pessoas para a importância de fazer. É um dia em que celebramos algo que a gente quer que a sociedade faça o ano inteiro”, explica.
Além de estimular doações, o Dia de Doar também incentiva a população a divulgar campanhas que participam. “A força do exemplo é muito grande. Quando as pessoas falam que estão doando porque é Dia de Doar, outras pessoas vão lá e doam também”.
O movimento conta com a participação de empresas, entidades do governo e, principalmente, organizações do terceiro setor, como o Movimento Bem Maior, entidade que incentiva a cultura filantrópica e faz ponte entre quem precisa de ajuda e quem deseja ajudar. Neste ano, a organização integra uma parceria liderada pela ABCR e Instituto MOL para promover a data no Brasil.
“O Dia de Doar é um importante momento de mobilização do campo social. Trata-se de uma data fundamental para promover a solidariedade e doação. Ao envolver e mobilizar diferentes atores, sejam pessoas, empresas ou governos, temos um maior potencial de impulsionar e dar visibilidade sobre a importância do tema no país. Assim, conseguimos ter mais força para disseminar a nossa mensagem”, explica Guilherme Mattoso, Coordenador de Comunicação do Movimento Bem Maior.
A expectativa para o Dia de Doar de 2022 é bater os recordes das edições anteriores. “Nós já estamos vendo ativações do movimento em todas as regiões do país, as campanhas comunitárias cresceram muito. Esperamos ver isso refletido no volume de pessoas falando sobre o Dia de Doar e no volume de pessoas doando. Pode ser uma doação de dinheiro, uma doação de sangue ou uma doação de tempo, ato de voluntariado”.
A iniciativa está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, visto que o ato de doar pode impactar diversos setores da sociedade. As metas da Agenda 2030 visam construir uma sociedade mais sustentável e igualitária através da erradicação da pobreza e das desigualdades, além da promoção de saúde, bem-estar, educação de qualidade e crescimento econômico.