Organizações contribuem para ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Compartilhar

Entenda como está acontecendo a atuação das organizações que estão trabalhando na linha de frente da ajuda e corrente humanitária na Faixa de Gaza.

ajuda humanitária
Foto: Adobe Stock

Por Redação.

O conflito entre Israel e Palestina já vem ocorrendo há mais de sete décadas, mas tomou proporções ainda maiores após o ataque do Grupo Hamas a cidadãos israelitas no dia 7 de outubro.  As correntes de ajuda humanitária no território da Faixa de Gaza estão enfrentando diversas dificuldades pela falta de recursos básicos, como água, medicamentos, alimentos, combustíveis e diversos outros suplementos. 

Existem muitas organizações que estão atuando na corrente humanitária para as vítimas do conflito entre Israel e Hamas, dentre elas estão a ActionAid, Médicos Sem Fronteiras e a Cruz Vermelha. A situação dos profissionais que estão agindo na Faixa de Gaza é bastante crítica, tendo em vista que não há nenhum território seguro no momento, toda a extensão de Gaza está sob ataque. 

Segundo Paulo Henrique Braga, coordenador de relacionamento com a imprensa do Médicos Sem Fronteiras, existem 320 profissionais do MSF presentes na Faixa de Gaza, sendo 300 deles contratados localmente, e 20 internacionais. Os 20 médicos que não são da Palestina, já estão esperando a retirada pela fronteira do Egito, mas perante a situação, ainda não obtiveram sucesso na saída.

A organização Médicos Sem Fronteiras está presente em Gaza há mais de 30 anos, atuando em três hospitais e uma clínica de trabalho próprio. No momento, as ações no território do conflito não estão operando de forma coordenada, e por isso é de extrema necessidade que mais organizações ingressem na frente de ajuda humanitária.

A ActionAid, organização internacional que trabalha por justiça social, equidade de gênero e étnico racial e pelo fim da pobreza, também está presente na ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A ActionAid Brasil está trabalhando com diversas notas e releases da situação em Gaza, alertando da situação precária que vivem os palestinos nesse momento. Diversas cartas de apelo à ajuda e captação de recursos estão presentes nas redes e no portal da organização. 

A Cruz Vermelha juntamente com o MSF e ActionAid, está participando da corrente humanitária presente no território palestino, além de estar divulgando diversas informações e notícias referentes às vítimas e situação do conflito em Gaza. Por conta da falta de energia e internet, a comunicação entre os habitantes e profissionais em Gaza com o resto do mundo, está bastante complicada. 

A atuação das organizações na frente da ajuda humanitária na Faixa de Gaza é de extrema importância, tendo em vista a situação do território e da população. As ações de apoio às vítimas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o ODS 16, referente à paz, justiça e instituições eficazes. A ajuda humanitária também está de acordo com todas as demais ODSs, como erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, igualdade de gênero, água potável e saneamento e outras. 


Compartilhar