ONU Mulheres nomeia jogadora Marta Embaixadora da Boa Vontade

Compartilhar

Segundo a jogadora, através do esporte é possível desafiar normas socioculturais e estereótipos de gênero

Por: Isabela Alves

A ONU Mulheres nomeou a jogadora de futebol brasileira Marta Vieira da Silva como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.

Marta dedicará seus esforços para inspirá-las a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, principalmente no esporte. Segundo ela, através dele é possível desafiar normas socioculturais e estereótipos de gênero e aumentar a autoestima, desenvolver habilidades de vida e liderança.

Breve história

Marta Vieira da Silva nasceu no município de Dois Riachos (AL) em 1986. Cresceu em uma família pobre do cerrado do Nordeste, onde jogava futebol de rua sem sapatos.

Considerada a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos, Marta atualmente joga pelo Orlando Pride, na Liga Nacional Feminina de Futebol dos Estados Unidos, e atua como atacante da seleção brasileira.

Ela é a maior pontuadora da Copa do Mundo Feminina da FIFA e foi nomeada Jogadora do Ano cinco vezes consecutivas. Também foi membro das seleções brasileiras que conquistaram a medalha de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008 e foi nomeada uma das seis embaixadoras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.