ONGs recebem doações de agasalhos e alimentos para população de rua
Com a chegada do inverno, o Observatório do Terceiro Setor listou ONGs que arrecadam doações de agasalhos, roupas, itens de higiene pessoal e alimentos para pessoas em situação de rua

Por Ana Clara Godoi
O Brasil possui mais de 281 mil pessoas em situação de rua. Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, cresce a necessidade de contribuirmos para ações solidárias que ajudam as pessoas que vemos todos os dias nas ruas. Por este motivo, o Observatório do Terceiro Setor listou algumas organizações sociais que estão arrecadando doações de agasalhos e alimentos para esta população.
ONG FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS
Em Campo Grande (MS), a ONG Fraternidade sem Fronteiras iniciou uma campanha de arrecadação para pessoas em situação de rua. A organização busca doações de cobertores, peças de roupa femininas, masculinas e infantis, calçados e meias. Além disso, procuram doações de alimentos, como arroz e macarrão, para o abrigo Clínica da Alma, que oferece acolhimento e refeições para os moradores de rua. As contribuições podem ser entregues na Rua Brilhante, 2192, no Bairro Bandeirantes.
LEGIÃO DA BOA VONTADE
A Campanha Emergencial de Inverno, da Legião da Boa Vontade (LBV), está arrecadando agasalhos novos, como meias, luvas, cachecol, gorro, casacos e calças de moletom. Os itens irão compor o Kit Aquecer e serão destinados às pessoas em situação de rua que vivem na cidade de São Paulo. Doações podem ser entregues no Centro de Assistência Humanitária, no Bom Retiro (SP), ou feitas pelo pix [email protected].
AMOR NO PRATO
Localizado em Santo André, no ABC paulista, o grupo de voluntários ligados à Fraternidade Espírita Renascer distribuem, semanalmente, 100 marmitas para a população em situação de rua. Também são entregues itens de higiene, roupas e cobertores. Contribuições podem ser feitas através do pix 00399181/0001-70.
PASTORAL DO POVO DE RUA
Através da Pastoral do Povo de Rua, o padre Julio Lancellotti recebe agasalhos, cobertores, gorros e toucas, e os destina para pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo. O ponto de coleta fica na Rua Taquari, 1100, na Mooca. Doações em dinheiro podem ser feitas no pix 63.089.825/0097-96 (CNPJ).
ASSOCIAÇÃO TIO CLEOBALDO
A Associação busca doações de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal, para auxiliar pessoas em situação de rua e famílias de baixa renda que moram em Goiânia (GO). As doações podem ser entregues na Rua R-14 com a R-12, no Setor Oeste, na capital do estado.
Ao promover campanhas de agasalho e arrecadação de alimentos, as ONGs contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2 e 3 da Agenda 2030 da ONU. As metas buscam combater a pobreza, a fome e democratizar o o à saúde.