ONG Visão Mundial lança “Selo Empresa Amiga do Migrante” e incentiva contratação
O Selo Empresa Amiga do Migrante é uma iniciativa que reconhece e valoriza as empresas que assumem compromissos concretos com a inclusão socioeconômica dos migrantes e refugiados

De acordo com a Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela – R4V, estima-se que mais de 435 mil venezuelanos estejam no Brasil na condição de migrantes e refugiados. Desse total, cerca de 70% são jovens com idade entre 18 e 34 anos, sendo que 43% possuem ensino médio completo. Entretanto, a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho tem sido um grande desafio.
Para mobilizar, incentivar e reconhecer as empresas que também estão comprometidas com a transformação social através da inclusão no mercado de trabalho, a ONG Visão Mundial lançara na próxima quarta-feira (26/04), o “Selo Empresa Amiga do Migrante”, iniciativa que visa reconhecer e certificar as empresas que se engajam na contratação de pessoas migrantes e refugiadas. O evento de lançamento será online e ocorrerá às 19h (horário de Brasília), em transmissão ao vivo pelo Youtube da Visão Mundial.
O lançamento do selo é uma forma de reconhecer o esforço das empresas que estão engajadas na causa da migração. “O Selo é um meio de contribuir para a empregabilidade e a integração dessas pessoas na sociedade, apoiando-lhes no processo de garantia de direitos e atuando diretamente no o a meios de vida para a transformação que eles buscam ao chegar aqui”, afirma a gerente do projeto, Angela Karinne Mota,
Sobre o Selo Empresa Amiga do Migrante:
O Selo Empresa Amiga do Migrante é uma iniciativa da Visão Mundial no âmbito do projeto Ven, Tú Puedes! que reconhece e valoriza as empresas que assumem compromissos concretos com a inclusão socioeconômica dos migrantes e refugiados. As empresas que aderem ao selo se comprometem a implementar práticas e políticas que promovam a diversidade e a inclusão de migrantes.
Por meio do projeto Ven, Tú Puedes, a organização atua para fomentar a empregabilidade dessas pessoas, oferecendo cursos profissionalizantes e apoio para inserção no mercado de trabalho. O projeto é uma resposta à crise migratória da Venezuela e que desenvolve ações em Roraima, Amazonas e São Paulo para ajudar migrantes e refugiados a se inserirem socioeconomicamente no Brasil. Oferece aulas de língua portuguesa, cursos profissionalizantes, elaboração de currículos, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento de entrevistas. Além da sensibilização do setor privado, a fim de abrir vagas para esse público., o projeto também oferece treinamentos voltados para o empreendedorismo daqueles que apresentam esse perfil.
A Visão Mundial trabalha em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de atuar pela proteção de populações vulneráveis em todo o mundo. Fundada em 1950, teve como intuito inicial levar a justiça e assistência às crianças vítimas da pobreza, em Oregon, nos Estados Unidos. Presente em mais de 100 países, trabalha para auxiliar a todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero.
A iniciativa da Visão Mundial está alinhada com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que destacam a importância da inclusão, da diversidade no mercado de trabalho e a redução das desigualdades.