Oficinas solidárias confeccionam roupas de inverno para recém-nascidos

Compartilhar

Microempa e Organização Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa realizaram oficinas solidárias para confecção de roupas para recém-nascidos do Hospital Geral de Caxias do Sul

Foto: Divulgação, ONG Moradia e Cidadania.

Recém-nascidos do Hospital Geral ganharam mais um reforço para encarar o inverno em Caxias do Sul. Organizados pela Rede de Trabalho Artesanal da Microempa, cerca de 50 voluntários confeccionaram mais de 500 peças de roupas, entre toucas, mantas, luvas e sapatinhos. Eles foram doados à maternidade da instituição que é referência obstétrica para 49 municípios da Serra. 

Os artigos foram organizados em 109 kits confeccionados em oficinas solidárias. As atividades conhecidas por “Arte e Solidariedade” foram realizadas na sede da Microempa, no bairro De Lazzer e no Banco do Vestuário com apoio da Pettenatti, Dedeka e ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa. 

“Assim como a Microempa, nosso papel é unir pessoas e foi no encontro com a Kelen do grupo Teia, que unimos ideias e solidariedade. Foi maravilhoso participar dessa oficina de customização, era só olhar a alegria e o entusiasmo de quem participou da oficina hoje para ter certeza de que receber esses kits vai sentir o amor e carinho que colocamos neles. Um agradecimento às voluntárias do Banco do Vestuário de Caxias do Sul, onde temos nosso projeto Salas de costura, que confeccionaram as peças para esse projeto conjunto que une Arte e Solidariedade. Foram 108 kits para bebês, que já estavam lindos e ficaram mais ainda com um toque de amor e solidariedade”, divulgou a ONG Moradia e Cidadania de Caxias do Sul em sua rede social. 

A solidariedade tem sido uma parceira do Hospital Geral e atende também os recém nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Um grupo de voluntários vêm confeccionando polvos de crochê que simulam o cordão umbilical da mãe e fazem companhia aos recém-nascidos na incubadora.

Oficinas que ensinam sobre a confecção dos polvos estão marcadas para os dias 25 e 26 de julho. As 30 vagas disponíveis foram preenchidas em menos de dois dias. Uma fila de espera será atendida com outras turmas, previstas para os dias 10 e 24 de agosto. As produções de julho serão entregues ao Hospital Geral em agosto.

Esta iniciativa de inverno para recém-nascidos esta alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU, sendo o ODS 3, saúde e bem-estar.


Compartilhar