Observatório em Movimento discute o mundo pós-pandemia

Compartilhar

A campanha Observatório em Movimento, promovida pelo Observatório do Terceiro Setor, reúne especialistas de diversas áreas para refletir sobre as mudanças trazidas pela pandemia e dar dicas de como se adaptar a elas

Observatório em Movimento discute o mundo pós-pandemia
Foto: Reprodução/Freepik

Por: Júlia Pereira

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes mudanças nas mais variadas áreas. A população sentiu os impactos da pandemia em aspectos como a saúde mental, o bem-estar, o meio ambiente e a educação.

Pensando nisso, o Observatório do Terceiro Setor acaba de lançar a campanha Observatório em Movimento.

“Nossa principal preocupação é sobre como ficará o Terceiro Setor e o mundo no pós-pandemia. Teremos uma crise econômica grave, uma crise social exacerbada e precisamos que toda a sociedade tenha à disposição informações de confiança sobre como será o futuro”, ressalta Joel Scala, diretor do Observatório do Terceiro Setor.

O objetivo da campanha é discutir as mudanças promovidas pela pandemia e compartilhar dicas e informações de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre como viver melhor e se adaptar ao novo normal.

Para isso, serão publicados vídeos e artigos dos especialistas na página Observatório em Movimento em em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

“Nós precisamos entender que a sociedade é plural e que opiniões divergentes deverão surgir. Isso é o que enriquece o nosso momento e a nossa democracia. Preocupado com isso, o Observatório do Terceiro Setor vai estimular a população a buscar o diálogo, aspecto promissor para o Brasil, que enfrentará momentos muito difíceis”, diz o diretor.

Confira a seguir os especialistas que estarão presentes na campanha:

• SAÚDE E BEM-ESTAR

Christian Dunker: Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Clarice Pimentel Paulon: Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP.

Karina Okajima: Psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology – EUA. Coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) e coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional da Universidade Cruzeiro do Sul.

Miguel Ângelo Boarati: médico psiquiatra da infância e adolescência. Professor do curso de pós-graduação em suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do curso de Psicologia Analítica do Instituto Ânima de Ribeirão Preto.

Ricardo Caponero: médico oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

• ESPORTES

Eder Soarez: Formado em Educação Física pela Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). Atua como personal trainer e treinador de corrida nas assessorias esportivas MB Personal Trainers e Team Training.

• INFÂNCIA E JUVENTUDE

Bruna Ribeiro: Jornalista especialista em Direito Internacional e repórter da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.

• INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Rodolfo Fücher: Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

• JUSTIÇA E DIREITO

Anália Belisa Ribeiro: psicóloga, mestra em Ciências, doutoranda do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em direitos humanos e tráfico de pessoas.

André Augusto Bezerra: Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo e especialista de temas como direitos humanos e democratização do Judiciário.

Tatiane Moreira: Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), atuando na Vara de Violência Doméstica, e Mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Faculdade de Medicina da USP.

Valdete Souto Severo: Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e pós doutoranda em Ciências Políticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital da UFRGS/RS, professora, Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e Presidenta da AJD – Associação Juízes para a Democracia.

• EDUCAÇÃO

Irene Reis dos Santos: é bacharel e licenciada em letras – Português e Espanhol pela FFLCH-USP, especialista em tradução, pesquisando, no mestrado em Ciências da Educação, sobre participação de estudantes na comunidade por meio de Grêmios. Atualmente, leciona espanhol no Instituto Cervantes, contribui com editoras e é diretora da CORE – Comunidade Reinventando a Educação, entidade do terceiro setor que fomenta parcerias em prol da educação pública.

• CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Edmond Sakai: diretor de RI, Mkt & Com da ONG humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil. É advogado, foi professor de Direito Internacional na UNESP, professor de Gestão do Terceiro Setor na FGV-SP e Representante da Junior Chamber International na ONU. Recebeu Voto de Júbilo da Câmara Municipal de SP.

Thiago Massagardi: Especialista em Captação de Recursos, sócio da Everest Fundraising, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos, e da Evolução 3S, uma plataforma on-line de fortalecimento institucional para organizações da sociedade civil.

• SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Sylvia Conte de Oliveira: Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Uso de Mídias na Educação. Formadora Especialista na Carta da Terra, pela UNESCO. Desde 2017 faz parte do quadro de formadores da Rede Municipal de Educação de São Paulo, ministrando diversos cursos para professores na área de sustentabilidade e meio ambiente.

• O MUNDO EM AÇÃO

Carlos Alberto Ramos Torres: Economista e pesquisador interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como foco a América Latina e o desenvolvimento econômico local. Utiliza métodos econométricos e qualitativos para a análise e avaliação de políticas públicas.

• DIVERSIDADE

Cristiane Jatene: Psicóloga e historiadora, clinica em São Paulo no seu consultório particular, onde atende indivíduos, casais e famílias. Com sua obra ‘Baralho de Palavras’, criada diariamente por um ano, quando escreveu uma palavra por dia, ministra as ‘Oficinas Autobiográficas’ para grupos no Brasil e em Portugal. Atualmente, tem feito os atendimentos clínicos online, bem como a ‘Roda de Conversa Virtual Luso-Brasileira’, criada durante a pandemia.

• EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Jordanno Brunno Nicoletta dos Santos: graduado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). É sócio diretor na i9Advisory Consultoria, uma consultoria de investimentos independente.

O Observatório em Movimento contará ainda com a participação de especialistas da Fundação Tide Setubal, organização não governamental que tem como missão fomentar iniciativas que promovam a justiça social e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades. Por meio dos conteúdos publicados em diferentes editorias da campanha, os especialistas vão discutir possíveis caminhos para diminuir as desigualdades nas periferias urbanas e que tragam reflexões inspiradoras.

Ao longo da campanha, a ideia é que ainda mais especialistas em a fazer parte da iniciativa, e contaremos também possivelmente com novas editorias.

Sentiu falta de alguma área que deveria estar na campanha? Deixe sugestões nos comentários ou envie para o nosso novo número de WhatsApp: (11) 98851-2317.