Novembro: o Mês da Consciência Negra sob a ótica da mulher negra
No mês em que são comemorados o Dia da Consciência Negra e o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Gestão Kairós apresenta dados inéditos sobre Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial 2022, a partir de uma análise sob o ponto de vista da mulher negra

Por Iara de Andrade
No mês em que são comemorados o Dia da Consciência Negra (20/11) e o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19/11), a Gestão Kairós, empresa de consultoria especializada em sustentabilidade e diversidade, apresenta dados inéditos sobre Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial 2022, a partir de uma análise sob o ponto de vista da mulher negra.
De acordo com o relatório, 32% do Quadro Funcional das empresas são mulheres e 33% são negros (pretos e pardos), entretanto, no recorte sobre mulheres negras o percentual cai para 8,9%. O estudo analisou informações consolidadas de setores industriais como Mineração, Metalurgia, Agronegócio e Automotivo, além do Mercado Financeiro, Atacado e Varejo.
A pesquisa contou mais de 26 mil respondentes, em 12 estados brasileiros mais o Distrito Federal, e 23% do território latino-americano (oito países da América Latina mais os Estados Unidos).
Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre empreendedorismo negro, em 2019, no Brasil, 9,6 milhões de mulheres estão à frente de um negócio; mulheres negras representam metade desse número, ou seja, cerca de 4,7 milhões. Além disso, 76% das empreendedoras negras sofreram perda de faturamento durante a pandemia.
Essa lacuna de oportunidades para as mulheres negras, uma vez que até as que conseguem entrar no mercado formal têm poucas oportunidades para ascender e ocupar cargos de liderança nas organizações é o que faz aumentar os números do empreendedorismo feminino negro no Brasil. Mas quando o assunto é a valorização da mulher negra, seja no mercado de trabalho formal ou no empreendedorismo, o país ainda precisa avançar.