Nazistas mataram 1,5 milhão de crianças na guerra, inclusive alemãs
Crianças alemãs com deficiências físicas ou mentais que viviam em instituições também eram mortas pelos nazistas
As crianças eram especialmente vulneráveis durante a época do Holocausto. Os nazistas defendiam o assassinato de crianças de grupos “indesejáveis” ou “perigosos”, de acordo com a sua visão ideológica.
Os alemães e seus colaboradores assam cerca de 1,5 milhão de crianças, sendo um milhão delas judias, e dezenas de milhares de ciganos Romas, além de crianças alemãs com deficiências físicas ou mentais que viviam em instituições, crianças polonesas, e crianças que moravam na parte ocupada da União Soviética.
O destino das crianças, judias e não-judias, era classificado da seguinte maneira: 1) crianças assassinadas assim que chegavam aos campos de extermínio; 2) crianças mortas assim que nasciam ou mortas nas instituições onde viviam; 3) crianças que nasciam nos guetos e campos, mas que sobreviviam porque os prisioneiros as escondiam; 4) crianças, normalmente maiores de 12 anos, que eram usadas como escravas ou em experiências “médicas”; e 5) crianças que morriam devido às represálias nazistas nas chamadas operações anti-partisans.
Uma das histórias mais cruéis com crianças aconteceu em 10 de junho de 1942, em um pequena cidade da antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca. Nazistas mataram todos os 173 homens e as 52 mulheres adultas da pequena cidade de Lídice como uma represália pelo assassinato do oficial nazista Reinhard Heydrich, o Reichsprotektor (governante) do Protetorado da Boêmia e Morávia. A aldeia foi arrasada, dezessete crianças que foram consideradas adequadas para serem “germanizadas” foram levadas pelos nazistas, as mulheres e crianças restantes foram separadas e enviadas para campos de concentração. As crianças foram asfixiadas com gás. Após a guerra, uma cruz foi erguida em Lídice em memória às crianças assassinadas.

O Memorial às Crianças Vítimas da Guerra é uma escultura de bronze criada por Marie Uchytilová em Lídice, República Tcheca, para homenagear o grupo de 82 crianças de Lídice que foram asfixiadas em 1942. O trabalho no memorial começou em 1980, mas foi só em 2000, dez anos após a morte de Uchytilová, que o memorial foi completado por seu marido.
Fontes: Holocaust Encyclopedia e Wikipédia
09/02/2022 @ 15:38
[…] de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos. Mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o […]