Mapa mostra desigualdade socioeconômica na cidade de São Paulo

Compartilhar

Organizado pelo Rede Nossa São Paulo, Mapa da Desigualdade expõe desequilíbrio de indicadores socioeconômicos em 96 distritos do município

redução das desigualdades
Foto: Tânia Rego | Agência Brasil

Por Julia Bonin

O Brasil é o nono país mais desigual do mundo, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2021. O 1% mais rico recebe 38,4 vezes mais que os 50% mais pobres. Diante desse cenário, o Mapa das Desigualdades de 2022, lançado no dia 23 de novembro, traz informações sobre a situação dos problemas socioeconômicos em 96 distritos da cidade de São Paulo. Lançado anualmente desde 2012, o mapa utiliza fontes públicas e oficiais para identificar prioridades e necessidades da população em seus distritos e auxiliar a gestão e o planejamento municipal.

Apesar de ser a cidade mais rica do país, São Paulo apresenta enormes desigualdades socioeconômicas. Assim, o Mapa da Desigualdade é uma iniciativa da sociedade civil paulistana, divulgada anualmente pela Rede Nossa São Paulo, que busca analisar os fatores de desigualdade a partir de um desigualtômetro, indicando com a cor verde os índices que apresentaram melhora, vermelha a piora e amarela a manutenção dos números.

As desigualdades que mais foram acentuadas, segundo o estudo, são o feminicídio (+574,2%), a violência racial (+208,4%) e o abandono escolar no ensino fundamental da rede municipal (+167,4%), considerando o aumento entre 2016 e 2021. Dessa forma, a análise dos dados públicos e sua organização por distrito contribui para a elaboração de políticas públicas que visam a redução das desigualdades de forma mais específica em cada região da cidade.

Os temas trabalhados pela pesquisa estão relacionados à população, habitação, mobilidade, infraestrutura digital, trabalho e renda, saúde, educação, cultura, esporte, direitos humanos, segurança pública e meio ambiente. A meta que sustenta a iniciativa é reduzir as desigualdades, tanto gerais quanto entre os distritos.

Apesar de tratar somente do município, a organização estimula que outras cidades façam o mesmo, disponibilizando um guia prático e um roteiro completo que aborda desde a importância da iniciativa para governos e sociedade até o o a o de como selecionar os indicadores e montar uma apresentação. Com os diagnósticos precisos de cada região, a elaboração de políticas públicas torna-se mais eficaz para a redução das desigualdades. 

A Rede Nossa São Paulo (RNSP) é uma organização da sociedade civil que tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa, democrática e sustentável.


Compartilhar