Lista: Conheça 7 ONGs brasileiras que atuam na proteção de animais

Compartilhar

ONGs de proteção animal acolhem, cuidam e encaminham animais abandonados ou vítimas de maus-tratos para novos lares. Conheça algumas delas nesta lista

Foto: Adobe Stock | Licenciada

Por: Mariana Lima

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 30 milhões de cães e gatos estariam em situação de abandono no Brasil. E um levantamento do Instituto Pet Brasil revelou que 5% dos animais domésticos estão em condição de vulnerabilidade.

Na pandemia, houve um aumento do abandono de pets, apesar de isso ser crime (Lei Federal nº 9.605/98) e do aumento na pena de detenção (Lei Federal nº 14.064/20). É neste cenário que diversas ONGs de proteção animal vêm atuando pelo Brasil. Conheça algumas delas.

1 – AMPARA Animal (atuação nacional)

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua desde 2010 no combate ao abandono de cães e gatos. Atualmente, funciona como uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização. Além disso, gerencia o programa ‘Adotar é Tudo de Bom’, que está em 11 estados brasileiros e promove diversas campanhas de conscientização.

Em 2016, iniciou o trabalho com animais silvestres. O AMPARA Silvestres visa salvar espécies ameaçadas apoiando projetos de reintrodução para equilíbrio da biodiversidade e oferecer condições adequadas aos animais que estão condenados ao cativeiro.

Para conhecer e doar, clique aqui.

2 – ONG Cão Sem Dono (SP/MG)

Atua desde 2005 para tirar o maior número possível de animais das ruas, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam cuidar deles. Atualmente, a ONG mantém dois abrigos (a sede fica em Itapecerica da Serra, SP) com 450 animais que são constantemente tratados por veterinários, alimentados, bebem água potável, dormem em abrigos adequados e são cuidados por funcionários e voluntários. A ONG também tem um sítio em Itapecerica da Serra, SP, com uma área de 20 mil metros quadrados, possui em sua estrutura grandes canis, espaço para atendimento veterinário emergencial, depósitos, casas de caseiros, área de internação e isolamento e muito verde.

Para conhecer, doar, adotar ou apadrinhar um animal, clique aqui.

3 – União de Proteção Animal em Salvador – UPAS (BA)

Criada há mais de 10 anos, acolhe, cuida e encaminha para a adoção cães e gatos abandonados em Salvador (BA). Além disso, zela pelo bem-estar de gatos que vivem em uma colônia da cidade. Vem realizando diversos projetos para cumprir este objetivo, como o Projeto De Grão em Grão, que, por meio de parcerias firmadas com fornecedores de ração, consegue ração para alimentar os animais acolhidos e ainda ajuda outros protetores independentes distribuindo essas rações para os seus resgatados. Além disso, a ONG realiza feiras de adoção mensais e mutirões de castração.

Para conhecer e doar, clique aqui.

Foto: Adobe Stock | Licenciado.

4 – ProAnima – Associação Protetora dos Animais (DF)

Desde 2003, a organização da sociedade civil de caráter socioambientalista ProAnima vem atuando através do trabalho voluntário, seguindo quatro eixos: Ativismo, Política Pública, Educação e Proteção.

As ações da ProAnima são direcionadas às diferentes espécies de animais, sejam eles domésticos – cães, gatos e cavalos –, silvestres nativos e não nativos, do plantel de jardins zoológicos e de santuários. A ProAnima não tem abrigo e não faz resgate de animais, tendo como principal foco de ação atuar na raiz do ciclo que leva ao abandono. 

Apesar de não manter abrigos, a ProAnima desenvolveu o ‘Programa Pelos Amigos’, com o objetivo de promover a adoção responsável de animais domésticos vítimas de abandono e maus-tratos e fruto de apreensões por autoridades policiais do DF. Hoje, o programa foi repensado para doar e apoiar iniciativas que atuem nesta linha.

Para conhecer e doar, clique aqui.

5 – Associação Protetora e Amiga dos Animais – ASPAAN (GO)

Formada por voluntários, a ONG atua há 12 anos em Goiânia para conscientizar a sociedade sobre a importância da posse responsável, bem como alertar sobre os direitos dos animais, protegendo-os contra os maus-tratos, além de ressaltar a necessidade da castração. Além da questão educativa, a ASPAAN trabalha na tentativa de recolocar animais (cães e gatos) vítimas de abandono e maus-tratos em um novo lar. Para isso, criou uma casa da acolhida para colocá-los por tempo determinado até que eles sejam encaminhados para adoção.

Para conhecer e doar, clique aqui.

6 – Associação Focinhos de Luz (RJ)

Surgiu em 2010 com o objetivo de promover a defesa dos direitos dos animais; a conservação socioambiental; e a educação para prevenção de zoonoses. Atualmente, a ONG está construindo uma Casa de agem que dará atendimento de saúde e lar temporário para os 120 animais que serão adotados e que hoje estão sob a responsabilidade da associação. Em 2020, a ONG conseguiu arrecadar R$ 181 mil com uma campanha de arrecadação de fundos para o reparo da sede da organização, após ser afetada por fortes chuvas no Rio de Janeiro.

Para conhecer e doar, clique aqui.

7 – ONG Cão Sem Fome (SP)

Desde 2004, a Cão Sem Dono auxilia protetores de animais parceiros com a alimentação e cuidados com a saúde de cães e gatos abandonados e resgatados de situações de risco mensalmente. A ONG não tem abrigo ou promove a realização de resgates, mas buscar apoiar protetores independentes que atuam em São Paulo.

Para conhecer e doar, clique aqui.