Lista: Conheça 7 ONGs brasileiras que atuam na proteção de animais
ONGs de proteção animal acolhem, cuidam e encaminham animais abandonados ou vítimas de maus-tratos para novos lares. Conheça algumas delas nesta lista

Por: Mariana Lima
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 30 milhões de cães e gatos estariam em situação de abandono no Brasil. E um levantamento do Instituto Pet Brasil revelou que 5% dos animais domésticos estão em condição de vulnerabilidade.
Na pandemia, houve um aumento do abandono de pets, apesar de isso ser crime (Lei Federal nº 9.605/98) e do aumento na pena de detenção (Lei Federal nº 14.064/20). É neste cenário que diversas ONGs de proteção animal vêm atuando pelo Brasil. Conheça algumas delas.
1 – AMPARA Animal (atuação nacional)
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua desde 2010 no combate ao abandono de cães e gatos. Atualmente, funciona como uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização. Além disso, gerencia o programa ‘Adotar é Tudo de Bom’, que está em 11 estados brasileiros e promove diversas campanhas de conscientização.
Em 2016, iniciou o trabalho com animais silvestres. O AMPARA Silvestres visa salvar espécies ameaçadas apoiando projetos de reintrodução para equilíbrio da biodiversidade e oferecer condições adequadas aos animais que estão condenados ao cativeiro.
Para conhecer e doar, clique aqui.
2 – ONG Cão Sem Dono (SP/MG)
Atua desde 2005 para tirar o maior número possível de animais das ruas, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam cuidar deles. Atualmente, a ONG mantém dois abrigos (a sede fica em Itapecerica da Serra, SP) com 450 animais que são constantemente tratados por veterinários, alimentados, bebem água potável, dormem em abrigos adequados e são cuidados por funcionários e voluntários. A ONG também tem um sítio em Itapecerica da Serra, SP, com uma área de 20 mil metros quadrados, possui em sua estrutura grandes canis, espaço para atendimento veterinário emergencial, depósitos, casas de caseiros, área de internação e isolamento e muito verde.
Para conhecer, doar, adotar ou apadrinhar um animal, clique aqui.
3 – União de Proteção Animal em Salvador – UPAS (BA)
Criada há mais de 10 anos, acolhe, cuida e encaminha para a adoção cães e gatos abandonados em Salvador (BA). Além disso, zela pelo bem-estar de gatos que vivem em uma colônia da cidade. Vem realizando diversos projetos para cumprir este objetivo, como o Projeto De Grão em Grão, que, por meio de parcerias firmadas com fornecedores de ração, consegue ração para alimentar os animais acolhidos e ainda ajuda outros protetores independentes distribuindo essas rações para os seus resgatados. Além disso, a ONG realiza feiras de adoção mensais e mutirões de castração.
Para conhecer e doar, clique aqui.

4 – ProAnima – Associação Protetora dos Animais (DF)
Desde 2003, a organização da sociedade civil de caráter socioambientalista ProAnima vem atuando através do trabalho voluntário, seguindo quatro eixos: Ativismo, Política Pública, Educação e Proteção.
As ações da ProAnima são direcionadas às diferentes espécies de animais, sejam eles domésticos – cães, gatos e cavalos –, silvestres nativos e não nativos, do plantel de jardins zoológicos e de santuários. A ProAnima não tem abrigo e não faz resgate de animais, tendo como principal foco de ação atuar na raiz do ciclo que leva ao abandono.
Apesar de não manter abrigos, a ProAnima desenvolveu o ‘Programa Pelos Amigos’, com o objetivo de promover a adoção responsável de animais domésticos vítimas de abandono e maus-tratos e fruto de apreensões por autoridades policiais do DF. Hoje, o programa foi repensado para doar e apoiar iniciativas que atuem nesta linha.
Para conhecer e doar, clique aqui.
5 – Associação Protetora e Amiga dos Animais – ASPAAN (GO)
Formada por voluntários, a ONG atua há 12 anos em Goiânia para conscientizar a sociedade sobre a importância da posse responsável, bem como alertar sobre os direitos dos animais, protegendo-os contra os maus-tratos, além de ressaltar a necessidade da castração. Além da questão educativa, a ASPAAN trabalha na tentativa de recolocar animais (cães e gatos) vítimas de abandono e maus-tratos em um novo lar. Para isso, criou uma casa da acolhida para colocá-los por tempo determinado até que eles sejam encaminhados para adoção.
Para conhecer e doar, clique aqui.
6 – Associação Focinhos de Luz (RJ)
Surgiu em 2010 com o objetivo de promover a defesa dos direitos dos animais; a conservação socioambiental; e a educação para prevenção de zoonoses. Atualmente, a ONG está construindo uma Casa de agem que dará atendimento de saúde e lar temporário para os 120 animais que serão adotados e que hoje estão sob a responsabilidade da associação. Em 2020, a ONG conseguiu arrecadar R$ 181 mil com uma campanha de arrecadação de fundos para o reparo da sede da organização, após ser afetada por fortes chuvas no Rio de Janeiro.
Para conhecer e doar, clique aqui.
7 – ONG Cão Sem Fome (SP)
Desde 2004, a Cão Sem Dono auxilia protetores de animais parceiros com a alimentação e cuidados com a saúde de cães e gatos abandonados e resgatados de situações de risco mensalmente. A ONG não tem abrigo ou promove a realização de resgates, mas buscar apoiar protetores independentes que atuam em São Paulo.
Para conhecer e doar, clique aqui.
21/01/2022 @ 16:55
[…] No início da semana, milhões de telespectadores espalhados pelo Brasil sintonizaram suas televisões para acompanharem a estreia do Big Brother Brasil. Aproveitando que o reality show é um dos assuntos mais comentados das redes sociais, a prefeitura de Novo Hamburgo (RS) usou o assunto para promover uma causa nobre: a adoção de animais. […]
10/11/2022 @ 09:56
Bom dia, gostaria de um informação, tenho 13 gatos e 2 cães regatados e no momento desde um pouco antes do inicio da pandemia vivo de ajuda do bolsa familia e alguns bico que eu consiga fazer. Preciso urgente de ração e anti pulgas, pois tenho 3 gatos muitos doentes por motivos de alergia a pulga. caso voce ofereçam ou ate mesmo possa me indicar alguma instituição que possa me ajudar e ajudar meus filhos pets com distribuição de ração e o que puder mais agradeço desde já. meu whats app é 11 97122-7091
10/11/2022 @ 10:34
Mike, achamos incrível seu ato de solidariedade com os animais. Nossa sugestão é que entre em contato diretamente com as organizações, com certeza elas poderão orientá-lo. Boa sorte e nossos parabéns pela iniciativa!
14/05/2023 @ 22:42
Boa noite, estou precisando muito de ajuda com uma cadela que foi deixado na minha porta estou cuidando dela a 2 meses, mas não posso ficar e preciso entregar pra adoção. Por favor alguém pode me ajudar?
15/05/2023 @ 10:05
Olá, Olinda! Você pode entrar em contato direto com as organizações sociais que fazem esse tipo de atendimento. Nós, do Observatório do Terceiro Setor, parabenizamos você pelo gesto de solidariedade com os animais. Boa sorte!
27/06/2023 @ 13:22
PRECISO URGENTE QUE ADOTE UM CÃOZINHO DE 6MESES
03/12/2024 @ 11:05
Preciso de ONG que possa recolher um cachorro moro Colombo PR
31/07/2023 @ 13:36
Galera que comenta aqui e os que não comentam, mas ficam com dúvidas. Quando verem algum animalzinho precisando de ajuda ajude e depois se precisar colocá-lo para adoção fale com amigos, vizinhos, parentes, poste nas redes sociais, seja facebook, instagram, enfim, sempre conseguimos adotantes através das redes pois ajuda muito, portanto façam isso que o animalzinho terá mais chances.
03/08/2023 @ 17:29
Boa tarde!
É UM CASO URGENTE!!!
Tenho 7 gatos que amo demais, porem preciso doar pois estou em processo de separação.
Meu ex- esposo irá ficar com um, no máximo dois, e de qualquer forma ainda sobrarão 5 ou 6.
é com dor no coração que irei fazer isso.
Mas não temos condições de ficar com todos.
Os pais estão com quase 2 anos e os filhotes 10 meses.
Por favor eu imploro me ajudem.
Só temos até o dia 20/08, pois tenho que entregar a casa que é alugada.
Estou implorando por essa ajuda.
Obrigada!
No aguardo
Att
Monica
07/08/2023 @ 11:50
Olá, Mônica! Nossa sugestão é que você localize as organizações sociais de proteção aos animais que atuam em seu município para te orientarem. Boa sorte!
07/08/2023 @ 10:44
VENHO POR POR MEIO DESTA FAZER UMA DENUNCIA QUE VEM OCORRENDO HÁ 8 ANOS.
A VIZINHA QUE MORA AO LADO NA RUA HIMALAIA, 199 – PARQUE SÃO LUCAS PRENDE O CÃO DE PORTE PEQUENO NO BANHEIRO A HÁ MAIS DE 8 ANOS.
O CÃO CHORA, UIVA E LATE.
O BANHEIRO FICA DE FRENTE PARA NOSSA JANELA
NÓS NÃO ESTAMOS AGUENTANDO MAIS…
JÁ FIZ A DENUNCIA PELO SITE HÁ ALGUNS ANOS E NÃO RESOLVEU…
FIZ UM BO NA POLICIA CIVIL QUE ATÉ TAMBÉM NÃO RESOLVEU…
07/08/2023 @ 11:48
Olá Luciano, recebemos seu comentário e indicamos que entre em contato com organizações de proteção animal localizadas em seu município.
11/10/2023 @ 20:46
Minha filha mora sozinha em um apto meu, no quarto andar em um prédio de 16 aptos, quatro andares. Neste prédio todos reclamam de tudo,,som alto, gemidos altos na hora erodica dentro de aptos vizinhos, fumaça de cigarro nos poços de
Ventilação, agora estão reclamando muito dos latidos do cachorro de minha filha, quando ainda é antes de 22 horas dizem que estão estudando ou trabalhando e quando e.depois.das 22 h , falam da lei do silêncio, mas aqui e setor de oficinas e depois de muitos anos e que os moradores vinheram habitar aqui, no cartório aqui só existe lotes ou salas comerciais,,nada de residência…eles sabiam quando vinheram pra cá, agora querem calar a boca do cachorro. Quero saber se existem alguma lei que protege o cachorro na forma dele.se
Expressar.
16/12/2023 @ 12:14
Gostaria de sugerir que criem uma lei principalmente nessas épocas do ano que está muito quente que conscientizem os donos dos pets para não sair com os animais na rua para evitar queimaduras nas patas já que os mesmos andam descalços e se forem pegos emitir uma multa de até um salário mínimo vigente
25/07/2024 @ 10:35
Gostaria de adotar um filhote de gatinho .