Lista: conheça 6 ONGs que lutam pela equidade racial no Brasil
País tem pelo menos 200 ONGs que lutam pela equidade racial, realizando um importante trabalho para diminuir as diversas desigualdades que marcam a sociedade brasileira

Por Laura Patta
O Brasil possui pelo menos 200 ONGs que lutam pela equidade racial, de acordo com uma pesquisa feita pelo Itaú Social, em parceria com o Observatório de Favelas, em 2019.
Essas entidades sem fins lucrativos frequentemente desenvolvem trabalhos fundamentais para enfrentar a desigualdade social e econômica no país.
Por serem sem fins lucrativos, elas necessitam de contribuições do público para se manterem ativas. Confira na lista com qual organização você mais se identifica, e colabore com doações ou mesmo com a divulgação, para que mais pessoas a conheçam.
E se você conhecer ou atuar em uma ONG que não está lista, coloque nos comentários do post, para que mais pessoas saibam que ela existe!
1. Coalizão Negra Por Direitos
Atuação nacional
Site: Coalizão Negras Por Direitos
O que faz: reúne lideranças e entidades do movimento negro para a incidência política no Congresso Nacional. Também realiza palestras e seminários sobre tópicos de desigualdade racial, convoca manifestações e organiza eventos de financiamento coletivo em prol de diversas questões dentro da causa negra.
2. Criola
Atuação nacional
Site: Criola
O que faz: Atua na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na proteção dos valores de justiça, equidade e solidariedade. Promove ação política e mobilização social por meio de estudos, pesquisas, campanhas e eventos, além de organizar cursos e encontros para mulheres negras e públicos de interesse.
3. Fórum Permanente para Igualdade Racial
Atuação nacional
Site: Fopir Igualdade Racial
O que faz: É uma coalização de organizações antirracistas que desenvolve estratégias e ações de mobilização, comunicação e incidência política com o objetivo de enfrentar o racismo e promover a igualdade racial e de gênero. Busca ter um impacto em governos, parlamentares, formuladores e operadores de políticas públicas, e mídia, por um estado democrático e inclusivo.
4. Fundo Agbara
Atuação nacional
Site: Fundo Agbara
O que faz: ajuda iniciativas de mulheres negras a partir do financiamento coletivo para proteger independência financeira e emocional delas. A organização também oferece a essas mulheres capacitação técnica e assessorias especializadas nos segmentos de cada iniciativa, para promover a emancipação socioemocional, inclusão produtiva e o desenvolvimento comunitário do grupo demográfico mais afetado economicamente pela pandemia.
5. Fundo Baobá para Equidade Racial
Atuação nacional
Site: Fundo Baobá
O que faz: É um fundo dedicado exclusivamente à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Investe, por meio de editais, em organizações e lideranças negras, incentiva ações de promoção da saúde e qualidade de vida, de combate ao racismo em ambiente escolar, apoia projetos e iniciativas para a formação para o mundo do trabalho e de valorização e difusão de bens culturais materiais e simbólicos.
6. Think Olga
Atuação nacional
Site: Think Olga
O que faz: coloca em evidência questões de gênero, e suas intersecções com questões raciais, por meio de atividades educativas e palestras. Cria projetos que aliam comunicação e tecnologia para combater a violência contra mulheres, e também campanhas de financiamento coletivo para ajudar diretamente mulheres em condições vulneráveis.
18/01/2022 @ 08:30
[…] O Fundo Baobá para Equidade Racial prorrogou as inscrições para o edital ‘Negros, Negócios e Alimentação’ até o dia 27 de janeiro. […]
15/02/2022 @ 08:30
[…] é um dos maiores símbolos de luta contra a discriminação, e sua dedicação à promoção da igualdade racial durante o regime de segregação imposto pelo então governo sul-africano serviu de inspiração […]
01/09/2024 @ 10:39
Racismo precisa ter fim.
04/05/2022 @ 01:37
Hj um vereador Camilo Cristofaro fez uma descriminação racial e tentou corrigir dando uma outra versão de suas falas tal qual tentou uma outra versão
Qual tal falas discriminatória a nós povo negro até quando teremos q viver essa situação por causa de nossa cor devemos começar a ir pras ruas e mudar essa lei deveria ser tolerância zero
Fiança 100 mil na primeira vez mais 5 anos de prisão se repetir 200 mil e 10 anos de prisão seja quem.for