Lista: conheça 5 organizações com projetos dedicados à alfabetização
Entre 2012 e 2021, o número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabiam ler e escrever cresceu 66,3%. A mobilização da sociedade civil para mudar essa realidade é essencial. Pensando nisso, o Observatório do Terceiro Setor apresenta organizações de todo o país dedicados à alfabetização

Por Iara de Andrade
O Dia Internacional da Alfabetização foi comemorado em 08 de setembro, mas o cenário para a data não é animador. Segundo nota da organização Todos Pela Educação, baseada em dados do PNAD Contínua, a porcentagem de crianças entre 6 e 7 anos que não sabiam ler e escrever cresceu 66,3% entre os anos de 2012 a 2021.
A realidade merece atenção e a mobilização da sociedade civil para mudar esses números se torna essencial. Pensando nisso, o Observatório do Terceiro Setor apresenta organizações do de todo o país com projetos educacionais:
Alfaletrar
A Plataforma e Letramento Alfaletrar é uma iniciativa do Cenpec. Desde 2007 contribui para o desenvolvimento profissional de professores e gestores, por meio de vídeos, infográficos, fotos, textos e mediação de cursos online, com teoria e prática sobre alfabetização e letramento de crianças.
Amigos do Bem
A organização Amigos do Bem transforma vidas no sertão nordestino através de projetos educacionais e autossustentáveis. Desde 2019, a entidade alfabetiza cooperados das fábricas e oficinas da Amigos, desenvolvendo suas capacidades de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo habilidades para o uso diário da língua falada e escrita.
Instituto Velho Amigo
O Instituto Velho Amigo é uma organização sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos de pessoas idosas, há mais de 20 anos. Em seu Núcleo de Convivência de Idosos em Heliópolis, a instituição oferece uma oficina de letramento e aprendizagem que visa impulsionar os processos de envelhecimento saudável e qualidade de vida para os idosos em situação de vulnerabilidade social.
Instituto YDUQS
O Instituto YDUQS fomenta projetos de organizações que promovam a inclusão para tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário. Através de seu Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, lançado em 2018, a entidade busca combater e erradicar o analfabetismo nas comunidades em seu entorno.
Projeto Uerê
O Urerê é um projeto social que atua com crianças e jovens de escolas públicas da Favela da Maré que possuem algum bloqueio cognitivo e/ou emocional resultantes da exposição constante a traumas e violências. Desde 1998, a iniciativa já atendeu mais de 3 mil crianças e jovens, alfabetizando e melhorando seu desempenho escolar, através de metodologia única.