Lista: conheça 10 organizações que atendem pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Compartilhar

Conheça organizações sociais que promovem a inclusão de pessoas diagnosticadas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil

deficiência intelectual e múltipla
Imagem: Adobe Stock | Licenciado

Por Ana Clara Godoi

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, data instituída pela Lei nº 13.585/2.017, é comemorada entre os dias 21 e 27 de agosto. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 1,2% dos brasileiros possuem deficiência intelectual e 1,8% foram diagnosticados com deficiência múltipla.

Conheça 10 organizações da sociedade civil que atendem e promovem a inclusão social dessa população no Brasil.

  1. Fraternidade Irmã Clara

Fundada em 1982, a Fraternidade Irmã Clara (FIC) é uma organização que abriga e atende pessoas diagnosticadas com paralisia cerebral, desde o grau mais leve até o mais grave. Localizada na Barra Funda, em São Paulo, a FIC busca promover a qualidade de vida das crianças e adultos acolhidos através da reabilitação motora, cognitiva e da valorização do vínculo familiar.

  1. APABEX

A Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (Apabex) é uma organização sem fins lucrativos criada em 1985 pelo antigo Banco Banespa, que atende adultos e idosos diagnosticados com deficiência intelectual. A Apabex tem duas unidades, uma na Vila Mariana, na capital paulista, e outra em Vinhedo, no interior de São Paulo. A Associação conta com equipes de psicologia, geriatria, terapia ocupacional, pedagogia, fisioterapia e serviço social, além de música, educação física e nutrição.

  1. Hospital Cruz Verde

Fundada em 1958, a Cruz Verde atende pessoas de todas as faixas etárias diagnosticadas com paralisia cerebral grave. O Ambulatório do Hospital, localizado na Vila Clementino, em São Paulo, realiza consultas e terapias pré-agendadas para crianças. No site da organização é possível fazer doações de qualquer valor a partir de R$ 10.

  1. APABB

A Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão e a qualidade de vida de pessoas com deficiência, oferecendo apoio às famílias. A entidade desenvolve projetos de lazer e esporte, além de ter assento como titular no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A APABB está presente no Distrito Federal e 13 estados, como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

  1. Nosso Sonho

A Associação Nosso Sonho promove inclusão social de crianças e jovens com paralisia cerebral, tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho. A entidade filantrópica está localizada em Perdizes, na cidade de São Paulo. Ela conta com profissionais das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, arte terapia, pedagogia e psicologia.

  1. Casa de David

A Casa de David foi fundada em 1962 com objetivo de acolher crianças com deficiência intelectual ou autismo que foram abandonadas por suas famílias. A organização social tem uma unidade em Atibaia e outra no centro de São Paulo, e ao todo, tem capacidade para abrigar 389 pessoas.

  1. CIVE

O Centro de Integração Vitor Eduardo (CIVE), localizada em São Caetano do Sul, é uma organização que oferece atividades recreativas, esportes e oficinais artísticas para pessoas com deficiência múltipla. Além disso, a ONG promove palestras e seminários os desafios enfrentados por pessoas com deficiência.

  1. APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma organização social que busca promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Presente em 2.200 municípios brasileiros, a organização existe desde 1954 e tem como uma de suas principais conquistas a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde.

  1. Escola de Gente

A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão foi fundada em 2002 pela jornalista Claudia Werneck. A organização não governamental tem como objetivo utilizar estratégias da comunicação para incluir pessoas com deficiência na sociedade e promover os diretos dessa população.

  1. FADEM

A Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla (FADEM) é uma organização social que atua no atendimento de bebês, crianças e adolescentes diagnosticados com deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista. Localizada em Porto Alegre, a entidade conta com uma clínica interdisciplinar, um serviço estimulação precoce e um espaço educativo.


Compartilhar