Inscrições abertas para curso de advocacy em Direitos Humanos da ONU

Compartilhar

Curso da ONU Juventude busca engajar jovens líderes na elaboração de propostas, ou seja, advocacy, pelos Direitos Humanos

imagem de divulgação
Foto: Divulgação | IDDH

Por Julia Bonin

O Instituto de Desenvolvimento de Direitos Humanos (IDDH) abriu inscrições para um curso da ONU e Juventude sobre Advocacy em Direitos Humanos. Destinado a jovens líderes, a formação busca introduzir conhecimentos sobre o sistena ONU de direitos humanos, principalmente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 proposta pela organização. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro no site.

Apesar de a palavra não ter tradução para o português, a prática do advocacy consiste na identificação de problemas que atrapalham o desenvolvimento de uma causa, a busca por soluções e o contato com representantes do setor público para aplicar as soluções elaboradas. No curso de advocacy em Direitos Humanos, os participantes irão propor projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Podem participar jovens entre 18 e 29 anos de qualquer região do país. As aulas serão gratuitas e online, pela plataforma EducarDH, entre 7 de novembro e 4 de dezembro, contabilizando em média 20 horas de curso. A formação acompanha materiais exclusivos e dois encontros online para troca de ideias e aprofundamento de conhecimentos, além de uma equipe de tutoria para acompanhamento e certificado de formação ao final do curso.

Durante a formação, os inscritos serão divididos em trios para a elaboração de uma proposta de implementação da Agenda 2030. As melhores propostas serão selecionadas para uma oficina prática realizada presencialmente em Brasília no primeiro semestre de 2023. Esse momento tem como objetivo aproximar os participantes do advocacy prático e aprofundar os conhecimentos das ferramentas para que os projetos desenvolvidos possam ser implementados. Haverá auxílio para custos de locomoção e hospedagem.


Compartilhar