Horror: EUA separam filhos de pais imigrantes e os colocam em jaulas

Compartilhar

Esta semana, imagens e um áudio de crianças desesperadas, muitas bem pequenas, chorando e chamando pelos pais em jaulas nos Estados Unidos chocaram o mundo. O áudio foi divulgado inicialmente pela organização sem fins lucrativos ProPublica.

Desde o anúncio da política de “tolerância zero” do Governo Trump, no início de maio deste ano, 2.342 crianças e jovens imigrantes foram separados de suas famílias (de 5 de maio a 9 de junho), segundo dados oficiais.

O local onde a maioria dessas crianças se encontra é um antigo hospital convertido em alojamento, com quartos divididos por faixa etária. Tem um pequeno quarto para os mais novos, com duas cadeiras altas, onde há bebês. Mas centenas dessas crianças estão em um antigo depósito em McAllen, no Texas, onde elas são mantidas em jaulas de metal.

Um grupo de legisladores americanos visitou o local no último domingo (17/06) e constatou que mais de 1,1 mil pessoas estavam dentro da instalação, ampla e escura, dividida em alas para crianças desacompanhadas, adultos sozinhos e pais e mães com filhos.

Funcionários da Patrulha no Vale do Rio Grande, um dos lugares mais movimentados para quem tenta atravessar a fronteira entre México e Estados Unidos ilegalmente, dizem que devem reprimir os imigrantes e separar os adultos das crianças para desencorajar que outras pessoas tentem entrar nos Estados Unidos sem permissão, segundo reportagem da Exame.


Compartilhar