Grupo resgata animais abandonados devido à guerra na Síria
Grupo de voluntários resgata animais abandonados devido à guerra na Síria. Em seis anos, já foram mais de 1,4 mil cães e gatos resgatados

Por Juliana Lima
Desde a invasão russa na Ucrânia, foram contadas muitas histórias de voluntários que ajudam humanos e animais vítimas do conflito. Mas há também grupos fazendo esse trabalho solidário em outros países: na guerra na Síria, por exemplo, há um grupo que já há seis anos resgata animais abandonados e dá a eles uma nova vida.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a guerra na Síria, que já acontece há 11 anos, já fez com que mais de 13 milhões de pessoas fossem obrigadas a deixar suas casas, fazendo do conflito a maior crise de deslocamento forçado do mundo.
Diante disso, muitos animais foram abandonados. E como o conflito já começou há muitos anos, os animais de rua se tornaram uma “praga” nas cidades. Irritados com a superpopulação animal, muitos sírios que continuam no país acabam agredindo os bichinhos para afastá-los de suas casas.
É aí que entra o trabalho da STAR, sigla para Syrian Team 4 Animal Rescue (ou Grupo Sírio Para o Resgate Animal, em tradução livre). Criado em maio de 2016 por voluntários, o grupo se dedica a resgatar animais das ruas de Damasco, a capital da Síria.
Como muitos são vítimas de maus-tratos, os animais ainda recebem medicamentos e depois são vacinados, vermifugados, castrados, e seguem para a adoção. Segundo a STAR, que hoje conta com mais de 20 voluntários, já foram mais de 1,4 mil cães e gatos resgatados e acolhidos.
Fonte: The Greenest Post
24/05/2022 @ 15:36
[…] cão batizado de Topaz infelizmente ficou tetraplégico após ser atingido por balas perdidas nos confrontos entre as tropas ucranianas e […]