Fome: famílias procuram comida no caminhão de lixo em Fortaleza
Em vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver pessoas procurando por comida dentro de um caminhão de lixo. Segundo pessoas próximas do local, cenas como essa estão cada vez mais frequentes

A fome que atinge 19 milhões de pessoas no Brasil está fazendo famílias irem procurar comida em caminhão de lixo. Em um novo vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver um grupo de pessoas procurando alimentos dentro de um caminhão de lixo na porta de um supermercado no Bairro Cocó, área nobre de Fortaleza (CE). A imagem foi filmada pelo motorista de aplicativo André Queiroz no dia 28 de setembro e compartilhada nas redes sociais no domingo (17/10).
Nas imagens, homens e mulheres coletam comida descartada de um comércio. “Pois é, muito triste. Existem cenas como essa sempre naquela região. Sempre vejo, mas não como essa daí. Por isso resolvi filmar. É bem impactante”, afirmou André Queiroz.
Ao G1, um funcionário do supermercado que preferiu não se identificar afirmou que a cena acontece todas as semanas, e crianças também buscam comida que seria jogada em um lixão.
“É isso aí que você vê no vídeo. Faz pena ver essas pessoas nessa situação humilhante. São idosos e até crianças algumas vezes. As crianças chegam a entrar no caminhão. Os próprios lixeiros ficam sensibilizados. Alguns chegam até a ajudar”, disse.
Ainda de acordo com o funcionário, a cena ou a ser mais rotineira depois da pandemia. Atualmente, 19 milhões de brasileiros acordam sem a certeza de que terão ao menos uma refeição para o dia. Dois anos atrás, eram 10 milhões. Com o crescimento da fome no país, houve registro de cenas como a ocorrida em Fortaleza.
No Ceará, cerca de 1 milhão de pessoas vive na extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 89, conforme o Ministério da Cidadania.
Em Cuiabá (MT), a distribuição de pedaços de ossos com retalhos de carne tem formado filas. O açougue, que distribui os ossos há dez anos, diz que isso acontecia antes apenas uma vez por semana e, agora, são três. A crise provocada pela pandemia só fez a fila crescer.
O brasileiro paga um dos impostos mais caros do mundo: de um ano de salário, cinco meses são para pagar impostos. Durante a pandemia, o povo brasileiro não teve o retorno dos seus impostos pagos e foi estimulado a ir trabalhar sem vacina no meio de uma das piores pandemias do Brasil.
Fonte: G1
22/10/2021 @ 18:00
[…] um vídeo que viralizou vessa nas redes sociais, é possível ver um grupo de pessoas procurando alimentos dentro de um caminhão de lixo na porta de um supermerca…, área nobre de Fortaleza (CE). A imagem foi filmada pelo motorista de aplicativo André Queiroz no […]
29/11/2021 @ 16:59
[…] Todos foram acudi-lo, alguém trouxe água e pouco depois perguntaram se Felipe havia tomado café. Ele contou que fazia mais de 24 horas que não comia. O rapaz desmaiou de fome. […]
30/11/2021 @ 16:35
[…] alimentos mais escassos e a fome crescendo, os trabalhadores precisam pegar restos de comida em hotéis na parte nobre da cidade e levá-los […]