Fogo já destruiu mais de 261 mil hectares do Pantanal em 2021

Compartilhar

Área perdida equivale a duas vezes o município do Rio de Janeiro. Região mais vulnerável aos incêndios é o sul do Pantanal de Mato Grosso do Sul

Campanha arrecada recursos para resgate de animais no Pantanal
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Por: Isabela Alves

De janeiro a agosto de 2021, o fogo destruiu 261.800 hectares do Pantanal. A área equivale a duas vezes o município do Rio de Janeiro. A média histórica anual para esse período é de 248.500 hectares.

Os dados foram divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), usado pelo Ibama para o monitoramento dos incêndios no Pantanal. 

Uma análise realizada pelo Instituto Centro de Vida (ICV), no entanto, utilizando os mesmos dados de referência da Nasa, apontou que os números são maiores. Segundo os cálculos desta instituição, o fogo já destruiu 432 mil hectares do Pantanal.

Tanto o Lasa e quanto o ICV calculam que, em 2020, cerca de 1,3 milhão de hectares foram queimados nesse período. Em todo o ano ado, o Pantanal perdeu 3,9 milhões de hectares devido às chamas.

Neste ano, a região mais vulnerável aos incêndios é o sul do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Após a tragédia do ano ado, quando cerca de um terço do Pantanal foi devastado, as chuvas não foram suficientes para recuperar rios e inundar as baías e os corixos.

Fonte: Folha de São Paulo


Compartilhar