Filme ‘A última Floresta’ mostra a luta Yanomami contra garimpeiros

Compartilhar

Documentário tem roteiro de Davi Kopenawa e direção de Luiz Bolognesi e mostra a luta diária do povo Yanomami contra os garimpeiros que ocupam ilegalmente terra indígena

Filme "A última Floresta" mostra a luta Yanomami contra garimpeiros
Foto: Divulgação/

Por: Mariana Lima

O líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami assina o roteiro do documentário ‘A Última Floresta’, ao lado do diretor Luiz Bolognesi. O longa-metragem acompanha a luta de um grupo Yanomami contra os garimpeiros que ocupam o território indígena legalmente demarcado.

Retratando o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de 1.000 anos, o documentário mostra a atuação de Kopenawa na busca por proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco, que, segundo ele, nunca viu nem ouviu o seu povo.

Enquanto o xamã tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os ocupantes retirados do território legalmente demarcado.

A história de violação de suas terras é longa, mas, somente em 2020, mais de 10 mil garimpeiros ilegais invadiram o local. Esses garimpeiros estão derrubando a floresta, envenenando os rios e espalhando Covid-19 e outras doenças entre os indígenas.

A estreia do filme nos cinemas está marcada para o dia 9 de setembro, e, na semana seguinte, dia 16, o documentário ficará disponível plataforma de streaming do Itaú Cultural, das 19h às 23h.

Fonte: ECOA | UOL