Evento aborda proteção para crianças refugiadas da Venezuela

Compartilhar

Realizado em 15 de junho em São Paulo, o evento debaterá a integração de famílias com crianças refugiadas da Venezuela no Brasil

famílias com crianças refugiadas
Foto: AVSI (Divulgação)

Por Ana Clara Godoi

Organizações que atuam no refúgio e migração, especialistas e representantes do poder público estarão reunidos em São Paulo, no dia 15 de junho, para o segundo seminário em comemoração ao mês do Refugiado, promovido pela AVSI. O objetivo do evento é debater o processo de integração de famílias com crianças refugiadas e migrantes da Venezuela, acolhidas em Boa Vista e em outros localidades do Brasil.

O encontro contará com a presença de Claúdia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer (FBvL) no Brasil, de Gisele Netto, representado o ACNUR, e do secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma. Juntas, as três instituições implementam um projeto de integração local com foco na Primeira Infância, em Roraima e em Brasília, mas que prevê atuação em território nacional.

A representante da FBvL no Brasil, Cláudia Vidigal, explica que o projeto de integração atua com três públicos diretos: pais e cuidadores de crianças dentro dos abrigos de acolhida; migrantes que estão em Roraima e são interiorizadas com as crianças; e as istrações locais, que são as cidades de destino dessas famílias.

“Para isso, o projeto atua em duas frentes. A primeira, para garantir elementos que fortaleçam os vínculos e interações positivas aos núcleos familiares com crianças de 0 a 4 anos, que estejam nos centros de acolhida em Roraima. A segunda, para facilitar a integração local, onde criamos instrumentos de sensibilização para garantir que os municípios que as acolhem, forneçam as orientações necessárias para o o a serviços de assistência, saúde e educação disseminando as informações para que essas famílias compreendam o o à rede de serviços”, conclui.

Para participar do seminário “Desenvolvimento integral de crianças e cuidadores refugiados e migrantes venezuelanos” é necessário se inscrever no link. O evento é destinado à sociedade civil atuante na temática migratória, estudantes universitários e organismos dos setores público e privado. A realização será no edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), na avenida Paulista, 1230, Bela Vista.

A iniciativa tem o patrocínio e envolvimento da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Fundação Bernard van Leer (FBvL).