ENEM 2023: iniciativas do terceiro setor para ajudar no exame

Compartilhar

O ENEM 2023 acontecerá nos próximos dias 05 e 12  de novembro, cerca de 3,9 milhões de pessoas se candidataram ao exame neste ano. Conheça iniciativas de ONGs que preparam os estudantes para a prova através de cursinhos preparatórios, simulados e muito mais

Foto: Divulgação.

Por Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um marco importante no cenário educacional brasileiro e está prestes a acontecer, faltando apenas um mês para a prova que será no dia 5 e 12 de novembro em todo o país. A relevância desse exame vai muito além de ser apenas um teste de conhecimentos, pois ele se tornou uma porta de entrada para o ensino superior, transformando a vida de milhares de brasileiros.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, o número exato de ingressantes pode variar ano a ano, mas é possível afirmar que milhões de estudantes têm conquistado a oportunidade de cursar o ensino superior por meio desse exame. Isso demonstra a importância do Enem como um instrumento de inclusão social e de combate às desigualdades educacionais.

Além disso, o Enem tem se mostrado tão relevante que sua aplicação vai além das salas de aula tradicionais. Um exemplo disso é a sua utilização em unidades prisionais, onde o exame tem proporcionado aos detentos a chance de obter uma educação superior e, consequentemente, a oportunidade de uma reinserção mais efetiva na sociedade após o cumprimento de suas penas.

Para muitos estudantes, o Enem representa a esperança de conquistar um diploma universitário, uma vez que as instituições de ensino superior utilizam as notas obtidas no exame como critério de seleção. Para auxiliar as pessoas a alcançarem seus diplomas, diversas ONGS realizam o trabalho de preparação para a prova, confira abaixo algumas delas.

Amplia

Muitos coletivos e organizações ajudam alunos em questões educacionais para o Enem, mas, antes disso, a inscrição deve ser feita, e por conta do seu custo, algumas pessoas se vêem desmotivadas a continuarem. 

Foi nessa linha que a Amplia realizou a campanha AmpliaEnem, onde o movimento mobilizou doações via PIX e pagamentos diretos de boletos de estudantes. Neste ano, a organização  realizou uma campanha online de arrecadação destinada aos estudantes sem condições de pagar a taxa, apoiando juventudes pretas, pardas e indígenas que ainda são sub representadas na universidade. 

Rede Ubuntu de Educação Popular – Cursinhos Ubuntu 

Os Cursinhos Populares Ubuntu foram estabelecidos entre os anos de 2013 e 2014, por educadores das redes públicas de ensino e organizações educacionais localizadas na zona Sul de São Paulo. Sentindo a necessidade de ampliar o o à educação universitária na região, esses profissionais uniram esforços para fundar os Cursinhos Populares Ubuntu. Com múltiplos polos na localidade, essas iniciativas se uniram em 2016 para criar a Rede Ubuntu de Educação Popular.

Uma das Iniciativas da Rede é realizar o simulado da prova do Enem para que os estudantes testem seus conhecimentos e se familiarizem com a estrutura dos principais exames do país.

Instituto Luther King – O Curso Preparatório para o ENEM/Vestibular 

Com inscrição gratuita o curso preparatório do Instituto Luther King, organização que tem por objetivo propiciar oportunidades para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promove a formação intelectual de jovens que tem como sonho ingressar na universidade. 

Enem e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O ENEM está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, contribuindo diretamente para o ODS 4 – Educação de Qualidade e o ODS 10 – Redução de Desigualdades, ao ampliar o o ao ensino superior e reduzir as desigualdades educacionais, promovendo assim uma sociedade mais justa e igualitária.