Em todo o Brasil, 30 milhões de animais sofrem com o frio nas ruas
Com o frio batendo recorde em diversas partes do Brasil, 30 milhões de animais que vivem nas ruas estão desamparados

Com o frio batendo recorde em diversas partes do Brasil, ONGs e prefeituras se mobilizam para ajudar quem vive nas ruas. Mas os milhões de animais que também vivem nas ruas estão desamparados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Somente vivendo em abrigos e ONGs à espera de um lar, são 4 milhões de animais.
Muitos animais que vivem nas ruas são adotados por pessoas em situação de rua, que enfrentam outro problema nos dias de frio. Muitos abrigos não aceitam animais e várias pessoas preferem ficar na rua com seus companheiros de quatro patas.
Já foram registradas, somente na cidade de São Paulo, 16 mortes de pessoas em situação de rua durante as madrugadas geladas deste ano.
Foram registrados 3,2ºC de temperatura média na cidade, a menor já registrada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) em 17 anos medindo as temperaturas na capital paulista. O órgão é vinculado à prefeitura.
De acordo com o CGE, as estações automáticas de Capela do Socorro e Engenheiro Marsilac, no extremo da Zona Sul de São Paulo, marcaram -2°C e -3°C, respectivamente, nesta madrugada. Em Marsilac foi a menor temperatura absoluta de todo o histórico do CGE.
Entre os animais que vivem nas ruas, muitos morrem de pneumonia, pela chuva e pelo frio que enfrentam.