Crianças refugiadas dormem no chão do aeroporto de SP esperando abrigo
Famílias afegãs chegaram ao Brasil nos últimos 10 dias; fugindo do regime Talibã, estão acampadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos à espera de acolhimento em abrigos.

Famílias afegãs chegaram ao Brasil nos últimos 10 dias; fugindo do regime Talibã, estão acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos à espera de acolhimento em abrigos.
A prefeitura de Guarulhos informou nesta segunda-feira (10/10) que não há mais vagas disponíveis para recebê-los. Imagens feitas pela ativista Swany Zenobini, que acompanha a chegada dos imigrantes desde 19 de agosto deste ano, mostram crianças e bebês dormindo no chão do aeroporto na noite de domingo (9) junto com suas famílias.
O saguão do aeroporto virou uma espécie de acampamento para esses grupos, que colocam no local suas bagagens, roupas e colchões doados por voluntários.
“Oficialmente temos um campo de refugiados estabelecido dentro do aeroporto de Guarulhos. É um absurdo essa situação. É inissível isso. Vou continuar cutucando e perturbando quem preciso for para que isso seja resolvido. Na hora de ser voz serei voz, mas na hora de ser braço forte, não pouparei esforços. Tem várias crianças no aeroporto. Se ficar sem abrigo, esse número pode chegar a 200 afegãos esta semana”.
A chegada dessas famílias teve início no ano ado, quando as tropas americanas encerraram 20 anos de intervenção militar no Afeganistão e o grupo extremista Talibã voltou ao poder. Em setembro de 2021, o governo do Brasil publicou uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário, para fins de acolhida humanitária, a cidadãos afegãos.
Fonte: g1