Comissão Arns e OAB criam Mesa Nacional de Diálogo Contra a Violência

Compartilhar

Ideia é estimular o debate democrático em toda a sociedade civil brasileira, discutindo a intolerância no país

Foto: Anistia Internacional

por Artur Ferreira

Amanhã (15), às 11h, organizações e representantes da sociedade civil se reunirão na sede nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília (DF), para lançar a Mesa Nacional de Diálogo Contra a Violência.

A iniciativa da Comissão Arns e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem como objetivo estimular o debate democrático em toda a sociedade civil brasileira, discutindo a intolerância no país.

O evento contará com a participação de instituições como: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), Instituto Sou da Paz, Centro Nacional de Africanidades e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).

A mesa pretende refletir sobre os altos índices de violência no Brasil, já que, segundo o Atlas da Violência 2019, em 2017 foram registrados 65.602 homicídios. Em 72,4% dos casos, foram usadas armas de fogo.

Além disso, os dados denunciam uma violência que atinge em sua maioria a população negra brasileira, pois, de acordo com uma publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 75,5% das vítimas são pessoas negras.

O objetivo da Comissão Arns é criar uma mobilização social para debater sobre como dar voz às vítimas da violência e do preconceito, entender os rumos possíveis para a segurança pública e a promoção dos direitos humanos.