Causa infantil é a que mais recebe apoio da população brasileira

Compartilhar

Segundo a Pesquisa Doação Brasil 2022, 48% dos doadores brasileiros doam para a causa infantil, a que trabalha em prol das crianças. 

leitura: crianças seguram livro
Foto: Adobe Stock

O Instituto IDIS lançou em agosto, a Pesquisa Doação Brasil 2022, que traça o perfil dos doadores brasileiros, além de analisar as doações e o volume de recursos destinados a Organizações da Sociedade Civil. O estudo destrinchou diversos pontos da cultura de doação na sociedade brasileira.

A causa de maior interesse da população é a causa infantil, que segundo análises apresentadas pela pesquisa, foi a área que 48% das doações foram destinadas. Em seguida, no ranking das causas que mais geram apelo por parte do povo brasileiro vem a saúde, seguida pelo combate à fome, situações emergenciais e idosos.

Segundo dados da pesquisa, os doadores institucionais de dinheiro, doam, em sua maior parte, para instituições e organizações que atuam com a causa infantil. Segundo o levantamento, tanto os doadores de brasileiros quanto os jovens, os doadores da Geração Z, têm mais engajamento com a luta das crianças . 

No Brasil, existem diversas organizações que atuam na causa infaltil, o Observatório do Terceiro Setor destaca 5 delas:

Fundação Luiz Egydio Setúbal

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal trabalha com saúde infantil. A Instituição realiza seu engajamento a partir de diversas frentes de atuação, especialmente o Hospital Infantil Sabará, o Instituto Pensi de pesquisa e ensino da saúde infantil e a Associação Autismo e realidade. A Fundação promove diversos eventos como fórum de políticas públicas e prêmios de comunicação e você pode ar o site da FJLES clicando aqui.

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Os pilares da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal são visando a priorização da causa da primeira infância no Brasil. Fundada em 2007, trabalha na construção de um país com mais direitos para as crianças.

GRAACC  

O GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer – atualmente tem um hospital focado no combate ao câncer infanto juvenil que contém excelência humanizada e especializada na causa. Fundada em 1991, a instituição é referência na oncologia pediátrica

Aldeias Infantis SOS  

A ONG é alinhada com o movimento de cuidado infantil para crianças e adolescentes. Com atuação mundial, a Aldeias Infantis SOS tem seu foco na ajuda a crianças que perderam ou correm riscos de perder o cuidado dos pais.

Childhood Brasil

A Childhood Brasil luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros. A organização tem seu foco de atuação na prevenção de abusos sexuais infantis, garantindo uma infância segura e saudável.

A iniciativa da Pesquisa Doação Brasil, está diretamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda ONU 2030, que visam a construção de uma sociedade mais sustentável, igualitária e tolerante. A cultura de doação contribui para o alcance de todas as metas dos ODS.

O Instituto IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, responsável pela pesquisa apresentada, trabalha oferecendo consultoria para investidores sociais, promovendo projetos de impacto para fortalecer  a sociedade e gerar conhecimento. O Instituto visa fortalecer a cultura de doação na sociedade brasileira e contribuir para o ecossistema da filantropia estratégica.

 


Compartilhar