Casa Ronald McDonald doa ala oncológica a hospital pediátrico

Compartilhar

A instituição construiu uma ala infantil para assistência oncológica do Hospital Mário Covas, em São Paulo

Por Julia Bonin

brinquedoteca em hospital oncológico infantil
Foto: Divulgação | Casa Ronald McDonald ABC

O Hospital Mário Covas ganhou uma nova ala exclusiva para tratamento de câncer em crianças e adolescentes. O espaço foi doado pela Casa Ronald McDonald do ABC em uma iniciativa para promover a oncologia infantil em todos os âmbitos. Além da nova ala pediátrica, a instituição também realiza campanhas, palestras e workshops sobre o tema para toda comunidade. 

Parte do valor arrecadado na campanha McDia Feliz, que busca proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, foi destinada à construção da ala de quimioterapia infantil do hospital paulistano. Antes, as crianças diagnosticadas com câncer eram atendidas na parte do pronto-socorro adulto do hospital. O novo espaço conta com locais para realização de tratamento e atendimento nos consultórios ambulatoriais, além da brinquedoteca do setor de pediatria, que foi reformada.

“Oferecemos atenção integral aos pacientes oncológicos para melhorarmos a qualidade de vida e aumentarmos as chances de cura desses pacientes”, explica Leila Lopes, Diretora Executiva da Casa Ronald McDonald ABC. “Temos parcerias com clínicas e instituições voltadas para o diagnóstico do câncer, onde encaminhamos os pacientes que não conseguem realizar os exames de maneira rápida nos hospitais parceiros, além de dietas e medicamentos não fornecidos pelo SUS ou em falta”.

A Casa Ronald McDonald oferece apoio integral e psicossocial a crianças e jovens diagnosticados com câncer e suas famílias durante o período de tratamento. A unidade localizada no ABC é istrada por voluntários do Rotary Club de Santo André e representada pelo Instituto Ronald McDonald e o Ronald McDonald House Charities, que reconhecem os mais altos padrões de qualidade de atendimento.

A Casa recebe famílias que chegam por indicação dos hospitais parceiros da região e disponibiliza uma vaga para que o jovem diagnosticado e sua família possam receber apoio integral, o que inclui seis refeições diárias, transporte aos hospitais, apoio psicossocial, assistência social, entre outros serviços de forma gratuita. Além disso, a instituição tem como objetivo promover assistência oncológica infantil com diversas ações que ajudam no diagnóstico precoce e na melhora dos atendimentos pelos hospitais da região, como campanhas, palestras e workshops sobre a oncologia pediátrica.