Brasil: número de desempregados supera população total de Cuba
14,8 milhões de brasileiros estão desempregados. Isso supera em mais de 3 milhões de pessoas a população inteira de Cuba

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (30/07).
São 14,8 milhões de pessoas buscando uma oportunidade no mercado de trabalho no país.
Esta foi a segunda maior taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012, segundo o IBGE.
A situação é tão grave que o número de desempregados no país supera em 3 milhões a população inteira de Cuba. A ilha tem uma população de 11.3 milhões de pessoas.
Em um ano, aumentou em 2 milhões o número de desempregados no país. A taxa recorde, de 14,7%, foi registrada nos dois trimestres móveis imediatamente anteriores, fechados em março e abril. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).
O contingente de pessoas subutilizadas, que são aquelas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas ou na força de trabalho potencial, foi de 32,9 milhões no trimestre até maio.
Com o desemprego, a fome também aumentou no Brasil. 19 milhões de pessoas am fome no país.
Para sobreviver, alguns brasileiros estão comprando fragmentos de arroz, antes usado para fabricação de ração animal, e consumindo ossos.
Fonte: Agência de Notícias – IBGE