Brasil lidera ranking global de devastação florestal
O Global Forest Watch (GFW) aponta que o Brasil lidera ranking de devastação florestal, sendo responsável por 40% da extinção de florestas do planeta

Por Ana Clara Godoi
O monitoramento realizado pelo Global Forest Watch (GFW) aponta que 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais foram derrubados no Brasil em 2021, o que equivale a 15 mil quilômetros quadrados. Diante dos números, o Brasil lidera o ranking mundial de devastação florestal, sendo responsável por 40% da extinção de florestas do planeta.
No total, foram perdidos 3,75 milhões de hectares em todo o mundo. O Brasil tem mantido os níveis de devastação acima de 1 milhão de hectares desde 2016. Embora o número atual tenha diminuído, o Brasil continua em primeiro lugar no ranking devido à quantidade de florestas que detém.
O relatório destacou as queimadas como uma das causas da devastação. Além disso, a expansão do desmatamento na Amazônia, ao longo das estradas, fez com que as áreas agrícolas aumentassem em 9% entre 2020 e 2021. Um terço das florestas tropicais primárias remanescentes do mundo estão localizadas no Brasil, de acordo com o GFW. Para a diretora de Florestas, Agricultura e Uso do Solo do WRI Brasil, Fabíola Zerbini, a situação é “especialmente preocupante”.
“Novas evidências revelam que a Floresta Amazônica está perdendo resiliência, estando mais perto de um ponto de inflexão do que se pensava anteriormente”, observou. Já o diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, afirma que o Brasil está montando uma armadilha contra a principal fonte econômica atual, o agronegócio.
“Mais de 27% do PIB está ligado a esse setor. Vale dizer que grande parte da agricultura brasileira não é irrigada, depende de ciclos naturais de chuva, e o desmatamento altera isso. Então, outra consequência do desmatamento é colocar em risco a agricultura, por conseguinte a economia”, explicou.
Embora os números sejam preocupantes para o cenário ambiental e econômico, Zerbini acredita que o resultado do monitoramento traz à tona a importância do combate ao desmatamento. “O Brasil tem muito conhecimento, tem inteligência em torno de como reverter esse dado. Acredito que, mais uma vez à frente desse alarme, iniciativas devem ser fortalecidas”, disse.
Fonte: Correio Braziliense
03/06/2022 @ 11:53
[…] níveis internacionais, o país lidera o ranking mundial de devastação florestal. Um levantamento da Global Forest Watch (GFW) apontou que, em 2021, 1,5 milhão de hectares de […]