Brasil: denúncias de crime de ódio na internet crescem 67% em 2022
As denúncias de crimes de ódio na internet cresceram mais de 67% no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021.

As denúncias de crimes de ódio na internet cresceram mais de 67% no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021. Os casos foram registrados pela Safernet, organização de proteção aos direitos humanos no mundo digital, mas esse é um número geral, para alguns crimes, as denúncias aumentaram bem mais.
As notificações de intolerância religiosa subiram mais de 650%. As de xenofobia, 520%. Depois, aparecem denúncias de neonazismo, apologia a crimes contra a vida, LGBTfobia, misoginia e racismo.
A intolerância e a violência não só nas redes sociais está fazendo os brasileiros terem medo até de declarar seu voto. Pesquisa recente mostra que 67,5% dos brasileiros temem declarar seu voto com medo de serem agredidos.
A diretora da ONG Sarfenet diz que as denúncias de crimes de ódio aumentam em anos de eleição.
“É um momento muito sensível para gente estar mais atento a qual o tipo de conteúdo que a gente se engaja na internet e se esse engajamento está gerando mais alcance porque o que a gente não quer com o discurso de ódio é que ele tenha alcance. Sempre denunciar em canais apropriados para não dar mais visibilidade ainda a esse tipo de crime”, explica a diretora da Safernet, Juliana Cunha.
Fonte: g1